quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Para começar...

Para começar, o que raios esse pessoal tem na cabeça com esta história de ir embora?

Então, vamos aos primórdios. Tudo começou em abril de 2006, lendo uma reportagem na Veja sobre trabalho no exterior, com exemplos de brasileiros que saíram para ganhar a vida em outro país, legalmente e fazendo coisas interessantes. Para minha surpresa, Mildred disse que toparia fazer algo assim e fomos dar uma olhada nos sites listados na matéria. Eram 6 países e 2 nos chamaram a atenção: Nova Zelândia e Canadá. Demos uma fuçada nos sites, marcamos as páginas nos favoritos e ficamos de voltar depois para descobrir mais informações.

O tempo passou e nada foi feito. Eis que surge então Marquinho (irmão de Mildred) com idéia semelhante: ir embora para o Canadá. Conversamos bastante via Skype (ele morava em Recife, na época) e comentamos que havíamos pensado no assunto anteriormente. Isto parece que reacendeu a chama e começamos a pesquisar mais sobre o assunto, agora já visando o Canadá. Na medida que encontrávamos mais informação, a vontade foi crescendo. Era imprescionante a total ausência de comentários ou experiências negativas. Conversa daqui, conversa dali, fomos descobrindo pessoas do nosso convívio que já haviam tomado a decisão de se mandar. Lá pelas tantas, já sabendo do que precisaríamos para conseguir os vistos e já fazendo as primeiras análise de prós e contras, decidimos que daríamos entrada no processo.

Fizemos isto em Agosto, ainda no processo antigo do Governo Federal, com meta de morarmos em Toronto. Depois de um mês, recebemos a carta do consulado solicitando novos documentos e abrindo nosso processo. Em paralelo, fomos juntando motivos para seguir em frente (e nada de aparecer qualquer coisa que justificasse ficar...). Costumo dizer que cada nova capa de Veja é um novo motivo para ir embora! Dificuldades à parte para conseguir alguns "nada-consta" dos States, conseguimos quitar as pendências em Fevereiro de 2007.

A estas alturas, algumas pessoas mais chegadas já estavam sabendo dos nossos planos, inclusive meu chefe, a quem fiz questão de ser totalmente transparente. Neste período tivemos duas conversas por telefone (Skype, sempre!) com meu primo Trajano, que mora em Calgary há quase 20 anos e já adotou o Canadá como sua pátria de coração. Na primeira conversa, mais motivos para partir (ouvimos tudo o que esperávamos ouvir e mais algumas coisas, boas). Na segunda, ele falou muito bem de Alberta e das minhas perspectivas de trabalho no Canadá, nos deixando muito mais animados e agora já interessados num possível novo destino.

Em Maio veio a solicitação para realização dos exames médicos, o que considero 95% do caminho para o visto percorrido. Para minha mãe, foi aí que a ficha começou a cair... Feitos os exames, apenas 15 dias depois de postados, recebemos uma carta do consulado solicitando que a última taxa fosse paga e que os passaportes fossem encaminhados para carimbo dos vistos. Fiquei sem ar. Mildred quase não se conteve quando soube. Cerca de três semanas depois recebemos os passaportes, algumas instruções e um livreto com orientações. Agora é pra valer!

Para zarparmos, falta só vender um apartamento que temos em Salvador (vai ser nossa reserva estratégica até conseguirmos nos fixar em Calgary) e tomar algumas providências operacionais. Esperamos estar lá entre o final de Outubro e o início de Novembro.

Certamente nossas vidas serão divididas em duas partes, antes e depois da nossa chegada ao Canadá. Há motivos que nos puxam para lá e motivos que nos empurram para fora do Brasil (lamento por estes, mas são bem fortes). Sabemos que vamos deixar saudades, principalmente nas avós e nos avôs, mas eles sabem que Gabi e Lucas poderão ter chances na vida que poderiam não ter no Brasil. Também imporemos uma grande distância dos grandes amigos que fizemos Brasil a fora, mas também estes ficarão felizes quando estivermos bem e felizes no Canadá (além do que eles ganharão um novo e excelente destino de viagem!).

Como forma geral, eis o que esperamos encontrar no Canadá:
  • Civilidade, ou seja, pessoas que respeitam naturalmente as leis (todas as leis, por mais bobas ou básicas que sejam) e a ética e que sejam instintivamente honestas nos seus menores atos.
  • Segurança de poder ir e vir para onde quiser, na hora que quiser, da forma que quiser. Não quero ter que andar com a janela do carro fechada (a não ser que esteja muito frio...), ter que escolher o caminho que vou seguir, ter que cruzar o sinal vermelho de madrugada, ter que espreitar se há algum bandido me esperando quando encostar o carro na garagem.
  • Pagar imposto e vê-lo ser aplicado para o bem-estar geral da sociedade (incluindo o meu!) sem a sensação de que está indo para o bolso de algum político corrupto ou empresário corruptor.
  • Ver nossos filhos usufruirem de educação de alto nível, sem que isto seja um privilégio para poucos.
  • Poder planejar meu futuro sem a incerteza de não ter como sobreviver dignamente após a próxima tormenta econômica ou se eu perder o emprego (será que conseguiria outro?).
  • Abrir janelas de oportunidades para nossos filhos.
  • Poder contar com amparo social em qualquer momento difícil.
  • Não ser extorquido pelo banco quando precisar de crédito imediato.
  • Poder pagar por uma casa com juros irrisórios
  • Poder trabalhar dignamente e ter tempo para dedicar à família, ao invés de sacrificar-me para garantir nosso mínimo sustento.
  • Ter uma vida com confortos inimaginávies para a classe média brasileira, mesmo ganhando menos ou fazendo algo que no Brasil seria classificado como "menor".
  • Dirigir meu carro sem medo de encontrar pela frente um motorista maluco ou um buraco gigante.
  • Poder viajar ao Brasil - ou qualquer lugar do mundo - mediante apenas alguns meses de planejamento.
  • (vou completar esta lista depois que chegar lá, pode ter certeza).

Gente, esperamos fazer deste blog não só um instrumento de comunicação com os que ficam no Brasil, mas também um instrumento de comunicação a qualquer um que possa se interessar em nos acompanhar nesta jornada. Vai ser propaganda mesmo e espero poder "abduzir" muitos dos que lerem nossas aventuras.

Nosso próximo post vai ser quando já tivermos próximos da partida. Um abraço a todos e até lá.