sábado, 10 de novembro de 2007

A viagem 3: etapa Natal - Calgary

Finalmente consegui roubar um tempinho para escrever... Já estamos preparando um post sobre as primeiras impressões do Canadá, mas este ainda levará alguns dias (semana que vem, sem falta!).

Seguindo nossa jornada, embarcamos em Natal no dia 31/10 conforme o previsto. Tudo correu bem no check-in da TAM (a TAM mantem um acordo operacional com a Air Canada). As malas estavam dentro do peso e o vôo saiu no horário, às 14:10.

Chegamos em Guarulhos por volta das 18:00 e seguimos para o check-in da Air Canada para pegar os cartões de embarque para Toronto e, de lá, para Calgary. Apesar de termos chegado 3 horas antes do vôo, nos avisaram para ir direto para a fila da sala de embarque, pois os operadores de raio-x estavam só com metade do efetivo. Mildred ficou na fila com Gabi e eu fui com Lucas retirar os travelers checks. Demoramos cerca de 1 hora e, quando voltamos, ainda deu para fazer um lanche no McDonald's antes de entrarmos na fase final da fila. Total: 2 horas até chegar no raio-x...

Quando chegamos no portão de embarque, fomos direto para o avião, que só não saiu no horário por causa da bendita fila (havia passageiros atrasados por causa disso). Saimos com uns 40 minutos de atraso, mas chegamos em Toronto no horário previsto.

Este trecho da viagem foi muito cansativo. O 767-300 da Air Canada não é lá dos aviões mais confortáveis e o espaço para as pernas é sofrível. Para completar, Lucas estava agitadíssimo pela viagem e não deu trégua.

Tocamos o solo canadense exatamente às 06:49 da manhã do dia 01/11. Deixamos todos descerem para evitar atropelos e, quando chegamos no saguão da alfândega, já não tinha mais ninguém! Lá entregamos ao oficial aduaneiro um formulário distribuído no avião, onde informávamos se estavamos levando mais de 10.000 dólares, líquidos perigosos, solo etc.

O cara bateu o carimbo e nos encaminhou para a salinha da imigração, para conferência dos papeis. Tinha uma fila, mas não passamos mais que meia hora. O oficial que nos atendeu foi bastante cordial, mas alguns outros demonstraram uma inesperada impaciência com outros passageiros que não falavam inglês. Foram extremamente rudes com uma senhora do Chile e com uns garotos não sei de onde, mas que estavam lá para estudar inglês. Recebemos as instruções e o providencial "wellcome to Canada", que o cara quase esqueceu!

Para nossa surpresa, as malas estavam todas intactas. Como a gente tem que passar pela imigração, tem que recolher as malas e despachar novamente, numa esteira automatizada.

O aeroporto de Toronto é muito legal. Não dá para comparar com os que conhecemos no Brasil. Como temíamos gastar mais tempo na imigação, optamos por uma conexão longa e marcamos nosso vôo para 12:00. Dava para ter ido no vôo das 10:00, que estava embarcando quando chegamos no portão de embarque, mas preferimos aguardar. Aguardamos pelo menos 2 horas e aproveitamos para fazer um lanche. Os meninos ficaram brincando enquanto a gente aguardava.

O vôo para Calgary também saiu britanicamente no horário, mas o cansaço acumulado pelas etapas anteriores foi impiedoso. Esta foi a parte mais desgastante e chegamos em Calgary só o bagaço.
Nosso primo Trajano, que mora em Calgary há muitos anos, foi nos buscar no aeroporto e ainda nos levou no supermercado antes de irmos para o apartamento que alugamos ainda no Brasil. Conforme previsto, uma pessoa da imobiliária estava nos aguardando e pudemos finalmente retirar as malas do carro e dizer: CHEGAMOS!


Sabemos que ainda teremos muito a agradecer ao Trajano e começamos de já: valeu pela carona! Quase que as malas não cabem no carro, e olha que o carro é grande!!!

É isso. Aqui estamos, recomeçando. Em breve falaremos sobre como é que está sendo a nossa vida neste país tão diferente do nosso, mas que tem nos recebido muito bem.

4 comentários:

Alex disse...

Olá meus amigos!
Como é bom ouvir notícias de vocês. O relato da viagem ficou show, até me imaginei na situação de vocês. Não deixem de mandar notícias, pois essa fase inicial é muito importante para nós, quando tiverem um tempinho livre me chamem no Skype (kyoshosan) para podermos conversar melhor, ok?
Um grande abraço e toda sorte do mundo pra vocês!

Alexandre e Valéria
www.brasiliacanada.com

Rogerio e Luciane disse...

Olá...

O post ficou excelente...mas não deixem de postarem sempre as novidades...
Desejamos à vocês muito sucesso e felicidades...

Bonne chance...

nosso skype - (rogeriopradomanso)e nossos emails lucianebaehr@gmail.com/lucianebaehr@hotmail.com e rogeriopmanso@gmail.com

Anônimo disse...

Atravez da amizade com a Karina (Fortaleza) estou aqui para add-los. Karina contou sobre vcs e a nova cidade.

Eu e meu marido estamos entrando na fase final do processo.Ano que vem estaremos, provavelmente, em Calgary.Quanta ansiedade!!!!

Estaremos sempre olhando as novidade do blog de vcs.

Sucesso e felicidade é o que nos desejamos.

www.numafria.com

Paola disse...

oi renato, com vai? como anda a mildred? estou sem noticias de vcs ... ela ja esta em casa?
aproveito o post pra perguntar como vcs alugaram um apt ainda no brasil? nos estamos nos programando pra chegar ai em calgary no fim de agosto e gostaria de receber umas dicas se possivel. a mais velha entra no grade 1 agora em setembro entao temos que escolher a escola e depois procurar moradia na area da escola. mas claro, ter um lugar pro 1 mes facilitaria muito a vida.
desde ja agradeco, Paola