Outro dia comecei a ouvir um barulho estranho vindo da região do motor da van e fiquei intrigado. Depois de alguns dias, liguei para o mecânico que nos vendeu (ele mora a 140km daqui, não deu pra levar lá...) e ele deu algumas dicas. Além de uma pancada quando acelerava, tinha um reco-reco quando engatava a ré. Desconfiei da transmissão automática e ele pediu para eu ver o nível do óleo e se havia algum vazamento.
O nível estava bom, mas, quando olhei por baixo, matei a xarada: um dos montantes do motor estava quebrado. Justamente o da frente, que impede o motor de girar no próprio eixo. Daí a pancada: quando acelerava, o V6zão girava e batia no montante...
Liguei para 3 auto-peças e ouvi a mesma coisa: só encontraria a peça na concecionária e gastaria mais de 200 pratas para arrumar... Como não estava muito disposto a gastar esta grana e sou mesmo curioso, parti para o plano B. Fui bater lá na Pick Your Part, um sucatão lá no SE, catei a peça e eu mesmo troquei!
Funciona assim: a gente paga $1.00 para entrar, leva as próprias ferramentas e recebe um mapinha do lugar. No final, paga pelo que conseguir levar. Esqueça qualquer imagem que você possa ter de um desmanche no Brasil. É um pátio gigante e super-organizado. Os carros são divididos por tipo. Lá na área de vans e SUV, andei pelos corredores como se estivesse num supermercado e logo encontrei uma van do mesmo modelo da nossa. Em 20 minutos já estava no caixa para pagar $6.70 pela peça. Some aí mais $12.00 de ferramentas que eu tive que comprar (soquetes, pois os meus eram pequenos) e o custo final foi de menos de $20.00. Vou ter que voltar lá para ver se arrumo uns acessórios para incrementar a van!!!
De volta em casa, a parte mais divertida: trocar a peça com o kit de ferramentas mais vagabundo da paróquia... Soquetes made in China, o macaco do carro, um martelo, um alicate e só. Primeiro, tirei a peça quebrada (fácil). Na primeira tentativa de instalar a nova peça, sem sucesso... Os parafusos não casaram e só consegui colocar 3 dos 5. Pelo menos o motor já estava preso de novo e pudemos sair para almoçar aqui pertinho (havíamos marcado com o Márcio e a Andresa e perdi a noção do tempo... chegamos super atrasados...).
Na segunda tentativa, mudei a estratégia e tive que desfazer o que já parecia pronto. Desta vez deu certo, consegui colocar todos os parafusos e a van voltou a rodar redondo de novo!
Hoje me sujei todo de novo para trocar o óleo. Diferente do Brasil, a mão de obra é mais cara que o óleo... Comprei o óleo no Wal-Mart ($13.00 uma garrafa de 5L, Castrol) e o filtro na Canadian Tire ($6.00). Resultado: $19.00 contra $45.00 se eu tivesse levado o carro lá pra eles fazerem. Pra completar, vou levar o óleo velho pra Canadian que eles reciclam.
Além de levar a gente de um lugar para outro e ser muito versátil na hora de carregar coisas, a van ainda é boa para me fazer relembrar os velhos tempos e me divertir um pouco me sujando de graxa!!! Com quase 200.000km, acho que ainda vou me divertir bastante! Por via das dúvidas, contratei um serviço de reboque junto com o seguro, para qualquer eventualidade...
Deu bronca no carango, é só ligar pro quebra-galho!!!
2 comentários:
Oi Renato, tudo bem? Quanta economia, hein!? Interessante esse "ferro velho"! Foi até bom saber da existência dele, poderá ser bastante útil para todos nós!
Só uma dúvida, como é que eles fazem a precificação do que você leva?
Um grande abraço!
Vitor
Fantástico, Renato!!! Como o Flávio não tem esses dotes mecânicos, acho que vc acabou de arranjar um trampo para as horas vagas... :D
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