segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sentimentos antes da partida

Estava precisando dizer um pouco do que tenho sentido depois que recebemos nossos vistos. Ou melhor, o que meu corpo tem sentido... Assim, para minha primeira participação no nosso blog, um post sentimental.

Achava a todo instante que estava tudo bem, que mentira!!! Andava rouca, todos me perguntando se tinha acabado de acordar...rs. Depois uma forte dor no estômago apareceu a ponto de me colocar no hospital em Salvador. Em seguida, minha boca se encheu de aftas, nossa, isso incomoda!!! Ah, esqueci, minhas unhas ficaram comidas, só ficou faltando os dedos para terminar...rs.

Depois começei a me acalmar e pensar: quis tanto isso, agora vou em frente e serei feliz. De repente, me deparei hoje com apenas noves dias faltando para embarcar - caramba! nove dias! Vocês não devem ter noção do que são nove dias para dizer adeus a muitos que você sabe que fazem parte de sua vida, àqueles que você sabe que não será tão fácil encontrar para tomar um chop, comer uma pizza, ou ao menos reunir em casa para dar muitas risadas.

Uma angústia começou a aparecer e me vi com lágrimas nos olhos, já sonhando com a visita daqueles que eu amo, como meus pais e irmãos. Sei que no início será um pouco difícil para mim, por falar o inglês macarronico, mas isso não será problema, pois sei que irá mudar com o passar do tempo. Já estamos há duas semanas em Natal, com nossos filhos que já estavamos com saudades e com nossas famílias que já estão sentindo a nossa partida.

Hoje escutei algo tão belo de minha filha de 5 anos, que me deixou emocionada, pois ela me pedia para dar a minha mãe uma caixa de música em forma de sol que ela ganhou quando nasceu, pois, segundo ela, "quando a vovó sentir saudades de mim, ela pode colocar o sol para tocar e assim ela vai lembrar de mim e ficar mais feliz". Quando eu poderia imaginar que minha filha de 5 anos iria falar algo deste tipo?

Estamos felizes por tudo estar caminhando melhor do que imaginávamos e esperamos que seja sempre assim.

Até a próxima, que será no Canadá, a partir do dia 01/11/2007.

Beijos,


Mildred

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

A viagem 1: etapa Salvador - Natal

A jornada começou!

Dia 09/10 marca o início da nossa epopéia canadense. Depois de despachar a mudança pela manhã, almoçamos e pegamos a estrada rumo a Natal. Foi uma viagem cansativa e uma triste confirmação de como é desencorajador viajar de carro por este país. Dormimos em Aracaju e chegamos em Natal às 19:30 do dia 10, após uma breve parada em Recife.

O trecho inicial na Bahia (Estrada do Côco + Linha Verde, rodovias privadas) é realmente muito bom e vai até a divisa com Sergipe. Deste ponto até o encontro com a BR-101, em Estância, tudo bem. Daí para frente, só tranqueira. Tudo bem que o governo está fazendo um monte de obra na BR-101 (e em outras, como parte do PAC), mas as obras são tocadas com tamanha falta de respeito aos usuários que nos faz lembrar a cada quilômetro que estamos realmente num país de terceiro mundo. Parece ser tudo meio amador, com pouca ou nenhuma sinalização, deixando a segurança totalmente em segundo plano. Qual será a dificuldade em se pintar a sinalização horizontal imediatamente após a conclusão do asfalto???

Tanto em Sergipe como em Alagoas, muita obra e muito caminhão. Decidimos entrar em Maceió para seguir pelo litoral (AL-101 + PE 060) e gastamos o maior tempão perdidos até reencontrar o caminho. Para nossa (desagradável) surpresa, a AL-101, que estava ótima 18 meses antes quando passamos por lá, já estava um lixo, cheia de buracos. A PE-060 estava ok.

Em Recife, paramos para almoçar no McDonald's do lado da Claro e aproveitamos para rever e nos despedir de alguns amigos. Pena que não deu para subir (desculpa, pessoal...), pois o carro estava cheio de coisa e nossos trajes e condições físicas não nos permitiram.

De Recife para Natal, muita obra de duplicação. Parece-nos que a obra está sendo feita para durar bastante, mas também seguindo os padrões de falta de sinalização e segurança.

Chegando em Natal, fomos premiados com a alegria de rever Gabi e Lucas. É um alívio saber que não vamos mais ter que ficar longe deles.

Vamos ficar aqui em Natal, na casa dos pais de Mildred, até o dia da viagem para o Canadá (etapa 3), que pretendemos fazer por volta do dia 01/11. Vamos comprar as passagens nos próximos dias. Este tempo vai ser muito bom para rever vários amigos que não encontramos há anos. Imagino também o monte de despedidas que teremos que fazer neste período, que vamos chamar de etapa 2...