quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Impressões Iniciais

Primeiramente precisamos nos desculpas por todas as visitas sem novidades que vocês fizeram ao nosso blog em mais de um mês e meio... É que botar a vida em ordem num país novo e recomeçar não é tarefa fácil!

Há um monte de burocracia que a gente tem que fazer, conhecer a cidade, achar um lugar para morar, escola para as crianças, curso de inglês para Mildred, procurar trabalho etc, etc, etc. Agora com quase 2 meses, já estamos com quase tudo equacionado.

Já temos endereço fixo e as coisas estão andando bem como planejamos. Renato e Mildred trabalhando, Mildred aprendendo bem o inglês e se integrando à vida canadense, as crianças se divertindo muito, começando a aprender o inglês e freqüentando a escola.

Nossa sala
Nosso quarto
Nosso condomínio

A cidade de Calgary é bem como havíamos imaginado. Muito espalhada, muito organizada e com alguns bairros muito agradáveis. É uma bela cidade, da qual ainda temos muito o que descobrir e que tem nos recebido muito bem.

Uma das boas surpresas que encontramos foi o grupo Cristãos Brasileiros em Calgary (http://cbcal.blogspot.com/2007/07/como-chegar-ao-nosso-encontro.html). Nós já sabíamos do grupo pelos blogs do pessoal que já está aqui, mas conhecê-lo pessoalmente tem sido muito bom! São pessoas com ideiais e visão de mundo muito semelhantes aos nossos e que têm nos ajudado muito nesta fase de adaptação e certamente nos ajudarão muito daqui para frente. Nos encontramos semanalmente aos domingos na South Calgary Community Church, sob a liderança do pastor Jaime, brasileiro há 2 anos em Calgary. Os encontros começam com cânticos e o pastor Jaime seleciona uma passagem bíblica para reflexão e faz uma apresentação sobre o tema, sempre com ligação com a nossa vida no Canadá. Cada um leva uma contribuição e fazemos um lanche coletivo no final, onde aproveitamos para trocar idéias com a turma. Temos tido uma audiência de cerca de 40 pessoas por encontro, o que é muito bom. Temos feito grandes amigos no grupo!
Natal com o pessoal do grupo Cristãos Brasileiros em Calgary (Tâmara, Orley, Pastor Jaime, Luisa, Mildred e Renato)
Papai noel foi generoso com as meninas (Larissa, Mildred, Tâmara e Bianca)
A criançada se divertiu a bessa no Natal
Agora que um novo ano está começando, vamos continuar nos esforçando para manter o blog atualizado, com novidades e informações interessantes para quem quiser conhecer um pouco melhor Calgary e o Canadá.

Um bom ano novo para todos! Nos vemos por aqui!!!

sábado, 10 de novembro de 2007

A viagem 3: etapa Natal - Calgary

Finalmente consegui roubar um tempinho para escrever... Já estamos preparando um post sobre as primeiras impressões do Canadá, mas este ainda levará alguns dias (semana que vem, sem falta!).

Seguindo nossa jornada, embarcamos em Natal no dia 31/10 conforme o previsto. Tudo correu bem no check-in da TAM (a TAM mantem um acordo operacional com a Air Canada). As malas estavam dentro do peso e o vôo saiu no horário, às 14:10.

Chegamos em Guarulhos por volta das 18:00 e seguimos para o check-in da Air Canada para pegar os cartões de embarque para Toronto e, de lá, para Calgary. Apesar de termos chegado 3 horas antes do vôo, nos avisaram para ir direto para a fila da sala de embarque, pois os operadores de raio-x estavam só com metade do efetivo. Mildred ficou na fila com Gabi e eu fui com Lucas retirar os travelers checks. Demoramos cerca de 1 hora e, quando voltamos, ainda deu para fazer um lanche no McDonald's antes de entrarmos na fase final da fila. Total: 2 horas até chegar no raio-x...

Quando chegamos no portão de embarque, fomos direto para o avião, que só não saiu no horário por causa da bendita fila (havia passageiros atrasados por causa disso). Saimos com uns 40 minutos de atraso, mas chegamos em Toronto no horário previsto.

Este trecho da viagem foi muito cansativo. O 767-300 da Air Canada não é lá dos aviões mais confortáveis e o espaço para as pernas é sofrível. Para completar, Lucas estava agitadíssimo pela viagem e não deu trégua.

Tocamos o solo canadense exatamente às 06:49 da manhã do dia 01/11. Deixamos todos descerem para evitar atropelos e, quando chegamos no saguão da alfândega, já não tinha mais ninguém! Lá entregamos ao oficial aduaneiro um formulário distribuído no avião, onde informávamos se estavamos levando mais de 10.000 dólares, líquidos perigosos, solo etc.

O cara bateu o carimbo e nos encaminhou para a salinha da imigração, para conferência dos papeis. Tinha uma fila, mas não passamos mais que meia hora. O oficial que nos atendeu foi bastante cordial, mas alguns outros demonstraram uma inesperada impaciência com outros passageiros que não falavam inglês. Foram extremamente rudes com uma senhora do Chile e com uns garotos não sei de onde, mas que estavam lá para estudar inglês. Recebemos as instruções e o providencial "wellcome to Canada", que o cara quase esqueceu!

Para nossa surpresa, as malas estavam todas intactas. Como a gente tem que passar pela imigração, tem que recolher as malas e despachar novamente, numa esteira automatizada.

O aeroporto de Toronto é muito legal. Não dá para comparar com os que conhecemos no Brasil. Como temíamos gastar mais tempo na imigação, optamos por uma conexão longa e marcamos nosso vôo para 12:00. Dava para ter ido no vôo das 10:00, que estava embarcando quando chegamos no portão de embarque, mas preferimos aguardar. Aguardamos pelo menos 2 horas e aproveitamos para fazer um lanche. Os meninos ficaram brincando enquanto a gente aguardava.

O vôo para Calgary também saiu britanicamente no horário, mas o cansaço acumulado pelas etapas anteriores foi impiedoso. Esta foi a parte mais desgastante e chegamos em Calgary só o bagaço.
Nosso primo Trajano, que mora em Calgary há muitos anos, foi nos buscar no aeroporto e ainda nos levou no supermercado antes de irmos para o apartamento que alugamos ainda no Brasil. Conforme previsto, uma pessoa da imobiliária estava nos aguardando e pudemos finalmente retirar as malas do carro e dizer: CHEGAMOS!


Sabemos que ainda teremos muito a agradecer ao Trajano e começamos de já: valeu pela carona! Quase que as malas não cabem no carro, e olha que o carro é grande!!!

É isso. Aqui estamos, recomeçando. Em breve falaremos sobre como é que está sendo a nossa vida neste país tão diferente do nosso, mas que tem nos recebido muito bem.

A viagem 2: etapa Natal

Bem pessoal, sabemos que muitos já estão roendo as unhas aguardando novas postagens sobre nossa chegada no Canadá, mas seremos um pouquinho mais cruéis... Vamos por partes, ok? Já estamos por aqui há 10 dias, mas estamos numa correria só e vamos narrar a jornada por etapas. Abaixo a segunda parte.

Nossa jornada rumo ao Canadá teve uma longa parada em Natal, onde ficamos 21 dias até a partida definitiva. Aproveitamos este tempo para tomar as últimas providências para a viagem, nos despedirmos dos nossos familiares e amigos por lá e passear um pouco (bem pouco, pois foi tudo bem corrido).

O tempo voou. Para quem estar se preparando para viajar, planejem bem os últimos dois meses, pois há MUITA coisa para fazer. Só para citar algumas: comprar passagens, comprar algumas roupas, arrumar a bagagem, desarrumar a bagagem, arrumar a bagagem de novo (pode ser que isto ocorra umas 3 ou 4 vezes...), conferir o peso da bagagem, vender o carro, última visita ao pediatra, trocar um bloco dentário, fazer exames médicos, visitar oftalmologista, mandar fazer óculos, deixar procurações, comprar lembrancinhas, cancelar celular e outros serviços e por aí vai. Como bons brasileiros, sempre ficou coisa para a última hora e foi aquela correria. Só para se ter uma idéia, teve uma procuração que foi feita na manhã do nosso vôo. No fim das contas, tudo deu certo.

Pelo menos uma coisa boa desta correria toda: não deu nem tempo de se angustiar ou ficar melancólicos.

Também não houve despedida propriamente dita. Aproveitamos os diversos compromissos "sociais" para ir se despedindo do pessoal, incluindo aí o aniversário de Renato (eu!), que fiz questão de fazer numa pizzaria, sem muita badalação. Reencontramos algumas pessoas que não víamos há anos, o que foi muito legal. Achamos que assim seria melhor. Afinal, esta partida não é muito diferente daquela que fizemos 9 anos atrás, quando nos mudamos para o Rio de Janeiro. A possibilidade de reencontro e as facilidades de comunicação são as mesmas. A grande diferença é que agora estamos indo para um lugar que nós escolhemos para recomeçar as nossas vidas e sermos mais felizes. Todas as mudanças anteriores (Natal-Rio, Rio-Recife, Recife-Salvador) foram motivadas pelo trabalho. Agora somos nós que estamos no comando.

O dia da viagem foi realmente bem corrido. Acordamos cedo para levar as bagagens já pesadas para antecipar o check-in. Usamos a pick-up velha de guerra lá de casa (e põe velha nisso, coitada!), mas foi viagem perdida: acredite se quiser, TODOS os guichês do aeroporto de Natal ficam fechados pela manhã pois não há um vôo sequer... Voltamos para Natal e fomos resolver as coisas que faltavam. Mildred foi cancelar o celular, eu fui providenciar uma procuração para vender o carro e ainda consegui cortar o cabelo. Ainda tivemos que ir no banco fazer um TED para comprar os travelers checks. A estas alturas, já eram 12:00 e o vôo saiu às 14:10. Ainda passamos na casa dos meus pais e depois seguimos para o aeroporto. Foi na conta. Despachamos as 7 malas e entramos com os meninos e outras 4 malas para o embarque.

Por causa do horário, muita gente não pode ir para o aeroporto, o que evitou maiores comoções. Conforme esperado, as avós foram as que mais se emocionaram, mas nada que precisasse chamar o SAMU!!! Todos regressaram sãos e salvos para casa depois da nossa partida.

O vôo saiu bem no horário, mas aí já estava começando a terceira etapa da jornada, que relataremos no post seguinte.