terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Carteira de Motorista

Esta semana terminei de tirar minha carteira de motorista, categoria 5. Agora posso dirigir à vontade pelas ruas de Calgary...

O processo todo levou um mês, entre traduções, validações e preguiça da minha parte...

Aqui em Alberta, funciona assim. A partir dos 14 anos a pessoa já pode fazer a prova teórica e tirar a carteira de motorista, categoria 7, que permite dirigir acompanhado de uma pessoa maior de 18 e que tenha carteira categoria 5. Depois de 2 anos de aprendizado (a partir dos 16 anos de idade!), pode se fazer o teste para categoria 5 e dirigir sozinho, sem qualquer restrição de horário ou local!

A gente tira a carteira em qualquer "registry office", uma espécie de cartório privado para prestação de alguns serviços públicos burocráticos. Eles fornecem um livreto para a gente estudar e a prova é no computador (pode ser em papel também). Tem que acertar 25 das 30 questões e o resultado sai na hora. Para não ter que cumprir os 2 anos de "aprendizado", tive que traduzir minha CNH (50,00CAD) e renunciá-la no dia da prova teórica (17,00CAD). A gente recebe um papelzinho e a carteirinha chega pelo correio, em uma semana. Fiz a prova em meados de dezembro e acertei 27 das 30! Se der mole, leva pau e lá se vão mais 17.00CAD para fazer a prova de novo...

O registry manda a papelada para a sede do departamento de trânsito de Alberta, em Edmonton, para validação do histórico de habilitação no Brasil. Depois de 2 semanas, o sistema é atualizado e a gente pode fazer a prova de direção (55,00CAD). Em tese minha carteira internacional também não poderia ser utilizada, pois é proibido portar mais de uma habilitação... Mas foi com ela que me virei até esta semana... Até o seguro do carro foi feito usando a internacional...

Poderia ter feito a prova prática desde o início de janeiro, mas fui adiando (somos brasileiros, ou o que???). Só tomei a iniciativa mesmo depois de receber uma carta da seguradora dizendo que minha carteira internacional só poderia ser usada por 90 dias da minha chegada ao Canadá, conforme leis de Alberta, ou seja, até dia 31/01! Marquei a prova para o domingo, 27, e, pela segunda vez na vida, me dirigi para o teste de direção... dirigindo! Relembrei meus 18 anos...

O teste foi simples, mas o avaliador é rigoroso. O bom de ter feito num domingo de manhã, caindo neve, foi que o trânsito estava bem tranqüilo e não tinha ninguém na rua! Mantive a velocidade sob controle, não esqueci de dar seta, fiz a baliza, estacionei na subida e na descida, fiz todas as conversões à direita e à esquerda, parei nas placas de pare e voltamos para a base. No final das contas, o avaliador ainda marcou 35 pontos no meu prontuário (ao lado), mas o corte era 75 e passei sem problemas.

Somei pontos em detalhes: não acionei o freio de mão quando estacionei na subida, não olhei para trás para mudar de faixa (fui só pelo retrovisor), só olhei para trás e para a direita antes de dar ré (não olhei para a esquerda) e não parei totalmente antes da calçada, ao sair do estacionamento. Faltas como excesso de velocidade em zona escolar, não parar na placa de pare, cruzar sinal vermelho e coisas do gênero dão reprovação automática. Fiz tudo certinho

Os hábitos ao volante têm que mudar, pois algumas regras são diferentes. Mas o que muda mais é a atitude. Uma das maiores diferenças é que aqui se pode virar à direita quando o sinal vermelho, desde que não venha nenhum carro e não tenha nenhum pedestre atravessando a rua. Também é permitido virar à esquerda num cruzamento controlado por sinal, desde que não venha carro no sentido contrário e o sinal esteja verde. Quando se vê uma placa de pare, é pare mesmo. Nas zonas de escola de de lazer, o limite é 30km/h. Nas ruas normais, 50km/h. Nas avenidas e vias expressas, varia de 60 a 100km/h.

O pedestre, naturalmente, tem outro tratamento em relação ao Brasil. Uma pessoa pode até tomar uma multa por atravessar uma rua fora da faixa ou quando o sinal estiver fechado para o pedestre, mas os carros sempre respeitarão o direito de passagem do pedestre na faixa.

Outro detalhe que o motorista brasileiro tem que se acostumar são os cruzamentos com placa de pare para os quatro sentidos. Totos têm que parar totalmente o carro (mesmo que não tenha mais ninguém no cruzamento) e a prioridade é a seguinte: primeiro qualquer pedestre e depois os carros obedecem a ordem de chegada ao cruzamento. Se chegarem dois carros ao mesmo tempo, o da direita tem a preferência. Não precisa de guarda, de sinal nem de câmera. Todo mundo obedece.

A única coisa que o canadense peca é na velocidade. É muito comum ver o pessoal a 60 na zona de 50, a 100 na zona de 80 ou a 120 na zona de 100. Procuro me manter nos limites, como fazia no Brasil.

Fora as peculiaridades nas leis de trânsito e a civilidade do motorista canadense, os brasileiros vão ter que se acostumar ainda a dirigir carro automático, mas aí já é assunto para outro post.

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Renato e Mildred, estou escrevendo com lágrimas nos olhos, pois sei o quanto é difícil deixar um país que amamos (apesar dos problemas) e ir para um lugar tão diferente.
Li o blog de vocês inteiro e confesso que minha vontade de estar aí é maior ainda.
Tenho pensado seriamente desde o ano passado em me mudar com minha família para Alberta.
Estou lendo bastante a respeito e é claro que surgem dúvidas a toda hora.
E a pergunta mais terrível de se fazer é:
Será que vale a pena??????
Porém por tudo que tenho lido das mais diferentes pessoas, dá para perceber que vale muito a pena sim.
Desejo sorte a todos e espero contar com a ajuda de vocês caso precise.
Meu nome é Luciano e como não tenho nenhum conhecido que mora em Alberta vou precisar muito da boa vontade de pessoas como vocês.
Espero não passar uma impressão errada e só quero mesmo poder contar com a ajuda de pessaos que sabem como é difícil tomar uma decisão como esta.
Nesse fim de ano pretendo conhecer o Canadá e por esse motivo vou precisar da indicação de hotéis onde possa ficar com minha mulher e meu filho.
E mais uma vez peço que se puderem, por favor me orientem. Qulaquer que seja a informação, será muito bem-vinda.

Forte abraço,
Luciano Marchiori.

André disse...

Ola Renato e Mildred, moro em Warner a mais ou menos 60 Km de Lethbridge ao sul e trabalho em uma fazenda, tambem recebi o livreto e estou estudando, do Brasil eu troxe a carteira de motorista normal.
O que devo fazer?
Obrigado e Deus abencoe.

ReMiGaLu disse...

Olá, André. Não tenho seu e-mail, então espero que você retorne para ler este comentário...

Você precisará procurar um registry para realizar a prova teórica. Explique que você tem tempo de direção em outro país. Isto vai lhe isentar dos 2 anos na categoria 7, onde você só pode dirigir acompanhado.

Para comprovar esta experiência, você terá que traduzir sua carteira e reuniciá-la no registry. A documentação vai para Edmonton e, caso validada a experiência, o sistema será atualizado liberando você para fazer o teste de direção. Passando, você recebe sua carteira categoria 5.

Abraços,

Renato

Luiz Alberto disse...

Olá Renato,

Meu nome é Luiz, acompanho teu blog desde o início do planejamento de ir para o Canadá em 2008 e sou amigo de Anna Selma. Eu, minha esposa e minhas duas filhas iremos realizar o landing em Calgary para obter o PR Card em 30/06/2010 e voltaremos em 14/07/2010.

Nosso objetivo de viagem é obter o PR Card; reconhecer a cidade como a possível que iremos morar a partir de 2012; abrir conta num banco com cartão de crédito internacional para construirmos um histórico ainda estando no Brasil; tentar tirar a carteira de motorista; e conhecer Banff que ninguém é de ferro. :)

Minhas dúvidas neste momento é sobre a carteira de motorista. Consigo agendar ou fazer algo daqui do Brasil? Pretendo estudar o guia aqui no Brasil e vou tirar uma segunda via da minha carteira brasileira para não perder. Já teria como traduzí-la aqui ou eles exigem um tradutor daí?

Ah, éramos de Recife, mas em 2007 nos mudamos para Brasília.

Abração,

Luiz

ReMiGaLu disse...

Olá, Luiz.

Como você só pretende passar cerca de 2 semanas por aqui, dificilmente conseguirá finalizar o processo. Poderá, sim, tirar a carteira classe 7, que só requer a prova teórica, e ter uma identidade canadense. Para tirar a classe 5, você teria que aguardar o departamento de trânsito validar seu tempo de direção no Brasil, o que pode levar de 2 a 3 semanas. Só então você poderia fazer o teste de direção. Se você deixar para fazer o teste de dieção em 2012, talvez nem precise submeter sua carteira brasileira...

É possível que aceitem a tradução daí, mas o mais comum é eles exigirem que isto seja feito por um tradutor reconhecido pela província.

Abraços,

Renato

Fernanda disse...

Oi!!!! Em duas semanas vou fazer meu road test aqui em Calgary.
Adorei que você colocou sua listinha! Obrigada!!!

Juliana Bambino disse...

Olá Renato, tudo bem? Estava pesquisando sobre como tirar carteira no Canadá e achei o seu post. Como o post é um pouco antigo tenho esperança que vice responda. Minha dúvida é em relação a tradução da carteira, pelo que eu entendi você não precisa traduzir a carteira para apresentar no Registry, eles mesmos fazem a tradução? No meu caso que já tenho a carteira desde 2011 como devo preceder?

vou deixar meu email: jubambino.designer@gmail.com

Obrigada

Rodrigo Gaspar disse...

Ola Renato , tenho lido muitas coisas sobre o Canadá e a vontade de morar ai só aumenta, estou estudando uma oferta de emprego para dirigir uma carreta de uma firma em Lethbridge tenho trocado mensagens com eles, mais lendo seu post surgiu uma duvida sera que vou poder dirigir com minha CNH que e categoria E ?