terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Carteira de Motorista

Esta semana terminei de tirar minha carteira de motorista, categoria 5. Agora posso dirigir à vontade pelas ruas de Calgary...

O processo todo levou um mês, entre traduções, validações e preguiça da minha parte...

Aqui em Alberta, funciona assim. A partir dos 14 anos a pessoa já pode fazer a prova teórica e tirar a carteira de motorista, categoria 7, que permite dirigir acompanhado de uma pessoa maior de 18 e que tenha carteira categoria 5. Depois de 2 anos de aprendizado (a partir dos 16 anos de idade!), pode se fazer o teste para categoria 5 e dirigir sozinho, sem qualquer restrição de horário ou local!

A gente tira a carteira em qualquer "registry office", uma espécie de cartório privado para prestação de alguns serviços públicos burocráticos. Eles fornecem um livreto para a gente estudar e a prova é no computador (pode ser em papel também). Tem que acertar 25 das 30 questões e o resultado sai na hora. Para não ter que cumprir os 2 anos de "aprendizado", tive que traduzir minha CNH (50,00CAD) e renunciá-la no dia da prova teórica (17,00CAD). A gente recebe um papelzinho e a carteirinha chega pelo correio, em uma semana. Fiz a prova em meados de dezembro e acertei 27 das 30! Se der mole, leva pau e lá se vão mais 17.00CAD para fazer a prova de novo...

O registry manda a papelada para a sede do departamento de trânsito de Alberta, em Edmonton, para validação do histórico de habilitação no Brasil. Depois de 2 semanas, o sistema é atualizado e a gente pode fazer a prova de direção (55,00CAD). Em tese minha carteira internacional também não poderia ser utilizada, pois é proibido portar mais de uma habilitação... Mas foi com ela que me virei até esta semana... Até o seguro do carro foi feito usando a internacional...

Poderia ter feito a prova prática desde o início de janeiro, mas fui adiando (somos brasileiros, ou o que???). Só tomei a iniciativa mesmo depois de receber uma carta da seguradora dizendo que minha carteira internacional só poderia ser usada por 90 dias da minha chegada ao Canadá, conforme leis de Alberta, ou seja, até dia 31/01! Marquei a prova para o domingo, 27, e, pela segunda vez na vida, me dirigi para o teste de direção... dirigindo! Relembrei meus 18 anos...

O teste foi simples, mas o avaliador é rigoroso. O bom de ter feito num domingo de manhã, caindo neve, foi que o trânsito estava bem tranqüilo e não tinha ninguém na rua! Mantive a velocidade sob controle, não esqueci de dar seta, fiz a baliza, estacionei na subida e na descida, fiz todas as conversões à direita e à esquerda, parei nas placas de pare e voltamos para a base. No final das contas, o avaliador ainda marcou 35 pontos no meu prontuário (ao lado), mas o corte era 75 e passei sem problemas.

Somei pontos em detalhes: não acionei o freio de mão quando estacionei na subida, não olhei para trás para mudar de faixa (fui só pelo retrovisor), só olhei para trás e para a direita antes de dar ré (não olhei para a esquerda) e não parei totalmente antes da calçada, ao sair do estacionamento. Faltas como excesso de velocidade em zona escolar, não parar na placa de pare, cruzar sinal vermelho e coisas do gênero dão reprovação automática. Fiz tudo certinho

Os hábitos ao volante têm que mudar, pois algumas regras são diferentes. Mas o que muda mais é a atitude. Uma das maiores diferenças é que aqui se pode virar à direita quando o sinal vermelho, desde que não venha nenhum carro e não tenha nenhum pedestre atravessando a rua. Também é permitido virar à esquerda num cruzamento controlado por sinal, desde que não venha carro no sentido contrário e o sinal esteja verde. Quando se vê uma placa de pare, é pare mesmo. Nas zonas de escola de de lazer, o limite é 30km/h. Nas ruas normais, 50km/h. Nas avenidas e vias expressas, varia de 60 a 100km/h.

O pedestre, naturalmente, tem outro tratamento em relação ao Brasil. Uma pessoa pode até tomar uma multa por atravessar uma rua fora da faixa ou quando o sinal estiver fechado para o pedestre, mas os carros sempre respeitarão o direito de passagem do pedestre na faixa.

Outro detalhe que o motorista brasileiro tem que se acostumar são os cruzamentos com placa de pare para os quatro sentidos. Totos têm que parar totalmente o carro (mesmo que não tenha mais ninguém no cruzamento) e a prioridade é a seguinte: primeiro qualquer pedestre e depois os carros obedecem a ordem de chegada ao cruzamento. Se chegarem dois carros ao mesmo tempo, o da direita tem a preferência. Não precisa de guarda, de sinal nem de câmera. Todo mundo obedece.

A única coisa que o canadense peca é na velocidade. É muito comum ver o pessoal a 60 na zona de 50, a 100 na zona de 80 ou a 120 na zona de 100. Procuro me manter nos limites, como fazia no Brasil.

Fora as peculiaridades nas leis de trânsito e a civilidade do motorista canadense, os brasileiros vão ter que se acostumar ainda a dirigir carro automático, mas aí já é assunto para outro post.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Novo carro velho

Agora estamos motorizados! Estava duro enfrentar o inverno sem carro, especialmente por causa dos meninos. O transporte público de Calgary é muito bom, mas a cidade é muito grande nem todos os pontos são interligados por itinerários práticos.

No dia 6/1 nós fomos a Three Hills, ao norte de Calgary, buscar nosso "novo carro velho". Chegamos ao Rod por referência do pessoal da igreja (Miro, Artur e Jaime). O cara é um mecânico que vive de comprar carros velhinhos, dar uma arrumada e revender. São bons carros! Como nosso interesse era comprar um "winter beeter" para enfrentar o inverno (até que a coisa se estabilize e a gente compre um carro novo, ou mais novo), fomos até Three Hills.
Conversamos por telefone e fomos dar uma olhada nos carros no dia 25/12. Queríamos uma Caravan 97, mas já tinha uma pessoa na frente. Terminamos ficando com uma Dodge Caravan 94. A danada anda bem e é bastante confortável. Tem até piloto automático (não se enganem, é tão comum quanto direção hidráulica ou vidros elétricos), ABS e air bag duplo! O porta-malas é cavernoso e tem bagageiro no teto. Acho que ela ainda vai carregar muita coisa na vida...
Nossa condutora no estacionamento do prédio
No dia em que fomos buscar a van, em Three Hills, Mildred não deu chance: assumiu logo o controle!

Day care

Tanto Gabi como Lucas estão indo para o day care, que equivale a nossa creche, no Brasil. Como tantos outros, trata-se de um serviço escasso aqui em Calgary. Por isso, consideramos que demos muita sorte: um dos melhores day cares da cidade fica na nossa rua (500 metros ao sul) e tinha vagas para os dois!

Antes de conhecer este day care (Just For You), chegamos a matricular Lucas em outro, pois Gabriela já começara a freqüentar o jardim de infância. Funcionava numa casa (como a maioria) e nós achamos legal, mas Lucas não se adaptou... Então nossa amiga Cecília indicou um outro, que seu filho ia quando eles chegaram, e disse que havia uma brasileira que trabalhava lá (Luísa, que já está no Canadá há vários anos).

Procuramos e deu certo. Primeiramente havia vaga para Gabi todos os dias e, para Lucas, só 3 dias por semana. Depois 2 crianças da sala de Lucas sairam e agora estão ambos todos os dias. O Just For You é muito bem equipado e as pessoas são muito bacanas e atenciosas. Ocupa várias salas em um prédio comercial e é um dos poucos totalmente credenciados pelo departamento de educação de Alberta. Eles fazem atividades externas com as crianças, têm um playground, boa alimentação etc.

Costumamos deixar os meninos lá por volta das 8:00 e seguimos a nossa rotina. Buscamos lá para as 5:30 ou 6:00 (dependendo do trânsito...). Gabi vai para a escola e volta no ônibus do próprio day care (tem outros 3 coleguinhas de classe dela no mesmo day care!). A aula dela é das 12:50 às 15:30.

E assim vamos construindo nossa rotina aqui no Canadá!

O frio 1

Uma das características mais marcantes do Canadá é o frio. É quase sempre a primeira coisa que vem em mente quando se fala deste lugar. Para quem está imigrando, uma das primeiras perguntas que se faz é se topa morar no frio. Se não topa, sem chances (no nosso caso, o calor incomoda bem mais que o frio!!!). E só agora, final de janeiro, é que o bicho começou a pegar de verdade: no domingo, 27, à noite, a temperatura estava em -26C, mas o vento gelado de 50km/h levou a sensação térmica a -44C!!!

Quase todo mundo que eu conheço e que nunca enfrentou o frio de verdade não faz idéia do que é o inverno por estas bandas.

De fato, é muito mais confortável colocar uma bermuda, uma camiseta e uma havaiana e sair por aí do que ter que colocar um monte de roupa e se preocupar com a temperatura que vai fazer onde você vai estar, por onde se vai andar etc. Mas o frio é parte da vida canadense e não dá pra fugir dele!
Acho que é tudo uma questão de hábito. A previsão do tempo, algo que a gente pouco dá bola no Brasil, pelo menos morando no nordeste, é consulta obrigatória todos os dias, principalmente de manhã. A partir daí, "dimensionamos" as roupas que vamos ter que vestir no dia. Tem que saber qual será a temperatura ao longo do dia e se vamos ter que sair na rua, caminhar etc. Depois de muito pouco tempo e a boa vontade - comum aos imigrantes - tanto o físico quanto o psicológico já está ajustado às temperaturas baixas.
A regra básica é vestir-se em camadas (a regra da cebola!). Primeiro vêm as roupas justas, em geral uma camiseta e "long johns" (calças), de preferência colados ao corpo. Depois uma calça e uma blusa (que pode ser mais fina ou mais grossa, dependendo das condições). Pode colocar mais uma blusa ou um suéter por cima e, para completar, o casaco. Há vários tipos de casaco e sua função mais importante é bloquear o vento. Se a temperatura for muito baixa ou se for ficar muito tempo do lado de fora, é melhor usar um casaco que também seja um bom isolante térmico. O capuz do casaco pode ter um papel essencial em condições de vento muito forte.

Além das roupas, é bom avaliar se vai precisar de gorro, cachecol e luvas. Afinal, orelhas, pescoço e mãos sofrem bastante com o frio! As luvas podem ser de vários tipos e funções. Há luva para dirigir, luva de tecido, luva de couro, luva para esquiar, luva fina, luva grossa etc. Para condições extremas - e para as crianças menores - usa-se aquelas luvas sem os dedos. A proteção para as orelhas é imprescindível nas temperaturas mais baixas ou com muito vento. Sair com as orelhas desprotegidas pode ser uma das experiências mais desagradáveis que o inverno pode proporcionar...

Cuidados também para os pés. Dimensionar mal, meias e calçados pode gerar grande sofrimento se tiver que andar muito! Se tiver nevado (ou nevando!), não tem jeito: tem que usar botas de neve. Sem neve, pode-se arriscar um tênis ou sapato social, mas tem que se calcular bem a meia. Se for caminhar muito e a temperatura etiver muito baixa, pode ser uma boa idéia usar as botas de neve, pois protejem muito bem do frio. Há exceções: Mildred, por exemplo, vai para a aula de scarpin mesmo nos dias mais frios até agora (-19C) e caminha 8 quadras!!!

Outra coisa que se deve saber: só se sente frio do lado de fora. Não espere sentir frio dentro de casa, no trabalho, nas lojas, no ônibus ou carro (neste último, depois que o motor esquentar, pois é de lá que vem o calor do aquecedor). São todos lugares aquecidos (alguns até demais!). Esta é a razão principal para vestir-se em camadas. Toda vez que se entra num lugar fechado, é quase automático começar a tirar as camadas de fora (casaco, gorro, cachecol, luvas). Se estiver muito quente, é sempre bom ter como redimensionar a roupa tirando mais uma camada. Acreditem: o mal estar do calor é muito pior do que o do frio!

A percepção do que é um dia quente ou frio muda muito rapidamente depois que a gente passa a conviver com o inverno de verdade. Outro dia mesmo aproveitamos que estava um dia quente (zero grau) para abrir as janelas da casa e ventilar um pouco. Fiquei o mais perto possível da janela, sem camisa!!!

É isso. Frio e Canadá são quase sinônimos. Para vir para cá para morar, tem que ter tolerência com o frio e perseverança, pois, afinal, depois de toda esta friaca vem a primavera e estaremos todos de bermuda e camiseta quando os termômetros baterem nos 15 graus positivos!!!