terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Lavador de para-brisa

Esta aconteceu hoje e não poderia passar sem registro imediato.

Eu me aproximava de um cruzamento movimentado no centro de Calgary hoje pela manhã quando vi um sujeito do lado de fora do seu carro, limpando o para-brisa (natural, temperatura +1, neve derretendo, a maior lama, tudo sujo...). Quando cheguei mais perto, vi que havia um motorista dentro do carro.

Mais perto ainda, percebi o inacreditável: tratava-se de um mendigo lavando o para-brisa dos carros para levantar um trocado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Onde é que estamos morando mesmo???

Detalhe 1: o motorista NÃO deu trocado nenhum, conforme pedem insistentemente as autoridades locais.

Detalhe 2: há 300 mendigos em Calgary, todos homens, todos cadastrados pela prefeitura, todos com amplo acesso aos abrigos, programas de ressocialização, ajuda financeira, alimentícia etc. Mas continuam na rua, mesmo quando os termômetros batem no -30C...

2 comentários:

Eliane disse...

Olá Renato, Mildred e crianças, fiquei contente com o recadinho, vcs já estão na minha lista também, em breve se Deus quiser, seremos "vizinhos", estamos indo para Calgary também. Que mundinho esse, até ai, pensei que não tivessem esse tipo de problema em Calgary, mas nem tudo é perfeito. Abraços, Eliane e Paulo.

Luciano disse...

Olá Renato e Mildred, tudo bem? Meu nome é Luciano e eu enviei uma mensagem para vcs ha umas 3 semanas atras pois entrei no processo de imigracao para Calgary.
Na mensagem anterior eu esqueci de colocar meu endereco de e-mail, mas coloquei meu nick do Orkut.
Bom, vcs devem conhecer a Andressa, pois eu tb escrevi para eles e ela me esclareceu bastante coisa sobre o lugar. Por sinal, foi muito gentil conosco.
De qualquer maneira ja decidi que passarei minhas ferias aí no final do ano para poder conhecer melhor a cidade.
Não vou ficar enchendo o saco de vcs, podem ficar tranquilos, mas ja pedi para a Andressa e peço a vcs tambem, orientacoes a respeito de lugar para ficar. Por exemplo: Hoteis, algumas dicas sobre quanto posso levar em dinheiro, se e facil alugar um carro, ou se e necessario alugar mesmo,etc.
Pequenas coisas que ajudam.
Mas isso e claro, se nao atrapalhar vcs,ok? Nao quero ser confundido como um chato que nao tem outra coisa para fazer, e fica perguntando um monte de coisas. E sei tb, que vcs devem receber um monte de e-mails de pessoas pedindo favores e achando que vcs tem obrigacao de ajudar. Nao sou assim e se vcs se sentirem desconfortaveis comigo eh so falar.
E isso eh serio. Jamais vou pedir detalhes, ou o que quer que seja.
Mas como não tenho conhecidos por ai, preciso recorrer aos meus compatriotas.

Fico feliz em ver que vcs tem filhos, porque minha maior preocupacao quanto a imigracao e que meu filho tem 10 anos e como ele ja tem seus amigos por aqui isso complica um pouco sua cabeca.
Mas, tudo a seu tempo. Ainda nem recebi a confirmacao do Consulado solicitando meus documentos.
Anyway, o futuro so a Deus pertence.
Vou dar um passo por vez...

Muito obrigado pelas informacoes que vcs dispoe no Blog e espero um dia podermos nos conhecer.

Fiquem com Deus.
Luciano Marchiori
luckmark@gmail.com