sábado, 16 de fevereiro de 2008

Remédios

Algumas semanas atrás tivemos que comprar alguns remédios com receita e pudemos vivenciar uma coisa que é diametralmente o oposto entre Brasil e Canadá.

Creio que aqui existam muito mais remédios que não precisam de prescrição médica no Brasil.
A maioria dos remédios para alergia, xarope para tosse, analgésicos, estômago etc. não precisam de receita. Mas, se precisa de prescrição, não tem jeitinho: tem que ir no médico e o médico tem que achar que o remédio é realmente necessário.

A maioria das farmácias ficam em supermercados (todos têm farmácia) ou são grandes lojas (London Drugs, Chopers Drug Mart etc.). Há a seção de remédios de prateleira e o guichê dos remédios sob prescricão. Só trabalham farmacêuticos neste setor. São pessoas que entendem as aplicações, interações, dosagem e efeitos dos remédios.

Eu estava com uma tosse danada e precisei de um xarope mais forte e de antibióticos. Mildred precisou do anticoncepcional (a médica deu uma receita para 10 meses).

Cheguei na farmácia, entreguei as receitas e a farmacêutica disse que precisaria de uns 15 minutos para preparar. Não entendi a dificuldade, mas esperei. Depois dos 15 minutos, fui buscar os remédios. Para minha surpresa, para cada remédio foi entregue somente a quantidade prescrita pelo médico. O anticoncepcional veio na emalagem original, mas o antibiótico veio somente as 20 cápsulas e o xarope, somente 200ml (20ml por dia, 10 dias, conforme a prescrição). Cada um numa embalagem com o nome do paciente e do médico, além de uma bula personalizada de 3 páginas cada... As receitas ficam retidas, inclusive a do anticoncepcional (nos próximos meses, é só chegar lá que estará tudo registrado no sistema).

Os preços também são bem diferentes do Brasil. O anticonconcepcional Yasmin é bem mais barato, já o antibiótico é caríssimo!!! O Alberta Health Care não cobre medicamentos, mas há diversos planos de medicina complementar que dão reembolso integral de todo e qualquer remédio sob prescrição.

Enquanto no Brasil se discute e se tenta implantar o sistema de venda fracionada, aqui a venda é obrigatoriamente fracionada.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, estou lendo o timeline de vcs e desde já desejo muito sucesso, mas o real motivo do meu comentário foi que estava lendo sobre como é vendido remédios aí e foi mencionado o nome do anticoncepcional Yasmin, não sei se é do conhecimento de vcs que a rede globo a cerda de 1 ano e meio +/- colocou uma reportagem no ar de duas mulheres que morreram e as causas do óbito foram atribuidas a este medicamento, os sintomas começavam com fortes dores de cabeça, seguidos de outros mal-estares, minha esposa estava com esses sintomas quando fazia uso do Yasmin, porém ela tinha parado quando ouvimos esta reportagem. Acho que vale a pena procurar mais informações a respeito, vou ficando por aqui, fiquem a vontade de me enviar email minha intenção é de sempre querer ajudar e de quebra tb sou nordestino de Recife, mas estou morando em Manaus com futuros planos de imigrar para o Canada.

Até mais!!!