quinta-feira, 17 de abril de 2008

Mecânico

Outro dia comecei a ouvir um barulho estranho vindo da região do motor da van e fiquei intrigado. Depois de alguns dias, liguei para o mecânico que nos vendeu (ele mora a 140km daqui, não deu pra levar lá...) e ele deu algumas dicas. Além de uma pancada quando acelerava, tinha um reco-reco quando engatava a ré. Desconfiei da transmissão automática e ele pediu para eu ver o nível do óleo e se havia algum vazamento.

O nível estava bom, mas, quando olhei por baixo, matei a xarada: um dos montantes do motor estava quebrado. Justamente o da frente, que impede o motor de girar no próprio eixo. Daí a pancada: quando acelerava, o V6zão girava e batia no montante...

Liguei para 3 auto-peças e ouvi a mesma coisa: só encontraria a peça na concecionária e gastaria mais de 200 pratas para arrumar... Como não estava muito disposto a gastar esta grana e sou mesmo curioso, parti para o plano B. Fui bater lá na Pick Your Part, um sucatão lá no SE, catei a peça e eu mesmo troquei!

Funciona assim: a gente paga $1.00 para entrar, leva as próprias ferramentas e recebe um mapinha do lugar. No final, paga pelo que conseguir levar. Esqueça qualquer imagem que você possa ter de um desmanche no Brasil. É um pátio gigante e super-organizado. Os carros são divididos por tipo. Lá na área de vans e SUV, andei pelos corredores como se estivesse num supermercado e logo encontrei uma van do mesmo modelo da nossa. Em 20 minutos já estava no caixa para pagar $6.70 pela peça. Some aí mais $12.00 de ferramentas que eu tive que comprar (soquetes, pois os meus eram pequenos) e o custo final foi de menos de $20.00. Vou ter que voltar lá para ver se arrumo uns acessórios para incrementar a van!!!

De volta em casa, a parte mais divertida: trocar a peça com o kit de ferramentas mais vagabundo da paróquia... Soquetes made in China, o macaco do carro, um martelo, um alicate e só. Primeiro, tirei a peça quebrada (fácil). Na primeira tentativa de instalar a nova peça, sem sucesso... Os parafusos não casaram e só consegui colocar 3 dos 5. Pelo menos o motor já estava preso de novo e pudemos sair para almoçar aqui pertinho (havíamos marcado com o Márcio e a Andresa e perdi a noção do tempo... chegamos super atrasados...).

Na segunda tentativa, mudei a estratégia e tive que desfazer o que já parecia pronto. Desta vez deu certo, consegui colocar todos os parafusos e a van voltou a rodar redondo de novo!

Hoje me sujei todo de novo para trocar o óleo. Diferente do Brasil, a mão de obra é mais cara que o óleo... Comprei o óleo no Wal-Mart ($13.00 uma garrafa de 5L, Castrol) e o filtro na Canadian Tire ($6.00). Resultado: $19.00 contra $45.00 se eu tivesse levado o carro lá pra eles fazerem. Pra completar, vou levar o óleo velho pra Canadian que eles reciclam.

Além de levar a gente de um lugar para outro e ser muito versátil na hora de carregar coisas, a van ainda é boa para me fazer relembrar os velhos tempos e me divertir um pouco me sujando de graxa!!! Com quase 200.000km, acho que ainda vou me divertir bastante! Por via das dúvidas, contratei um serviço de reboque junto com o seguro, para qualquer eventualidade...

Deu bronca no carango, é só ligar pro quebra-galho!!!

2 comentários:

Sara e Vitor disse...

Oi Renato, tudo bem? Quanta economia, hein!? Interessante esse "ferro velho"! Foi até bom saber da existência dele, poderá ser bastante útil para todos nós!
Só uma dúvida, como é que eles fazem a precificação do que você leva?

Um grande abraço!

Vitor

Dani Donner disse...

Fantástico, Renato!!! Como o Flávio não tem esses dotes mecânicos, acho que vc acabou de arranjar um trampo para as horas vagas... :D