quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Um dia perfeito

Postado por RENATO (adendo, já que todos os comentários foram endereçados para Mildred...)

Segunda-feira, 4 de agosto, foi feriado aqui no Canadá (Civic Holiday). Aproveitamos para dormir até mais tarde e, à tarde, fomos para o Prince's Island park, curtir o movimento, encontrar amigos e fazer um pic-nic. Estava havendo algumas apresentações no palco principal, mas nada grandes coisas. Demos também uma paradinha na barraca da Associação de Brasileiros de Alberta e batemos um papo com a presidente, Elísia.

Mas o melhor mesmo foi estar reunido um monte de gente boa, jogar conversa fora, dar muita risada e se divertir bastante. Apesar de não ter sido nada muito planejado, a certa altura devia ter mais de 25 brasileiros no grupo! Foi um dia sensacional. Ficamos no parque do meio dia até depois das 6, passamos no apê do Karlson e da Josy para conhecer e depois fomos tomar sorvete no My Favorite Ice Cream Shoppe, o melhor da cidade, disparado.

Muita gente diz que, para se fundir com a cultura canadense, a gente deve grudar nos nativos e esquecer os brasileiros. Mas com um grupo de amigos como o que temos feito por aqui, sou obrigado a discordar totalmente desta orientação. Temos descoberto pessoas fantásticas nesta nossa nova etapa de vida - igualzinho como aconteceu todas as vezes que mudamos de cidade no Brasil (a saber: de Natal para o Rio, daí para Recife e depois para Salvador). A gente encontra pessoas com quem a gente combina mais, outras com quem combinamos menos, mas temos que estar sempre abertos a novos contatos - seja com brasileiros, canadenses ou gente e qualquer outra nacionalidade - pois são destes contatos que nascem as amizades reais, aquelas que mudam a vida da gente. E em poucos meses aqui, já estamos colhendo novos amigos verdadeiros, do mesmo jeito que aconteceu nas nossas paradas anteriores.

Eu acho natural que isto ocorra primeiramente com brasileiros, por causa dos hábitos comuns e da língua. E isto ocorre de maneira bastante saudável, com ajuda mútua e sem formar um bloco social fechado. Os contatos com os canadenses têm começado a aparecer e certamente vão amadurecer com o tempo, como já acontece com a turma que está há um pouco mais tempo por aqui.



Resumo de quem esteve por lá:

Renato, Mildred, Gabi e Lucas
Pedro, Isabel, Luisa e Lucas
Vitor, Luisa, Nicole e Rodrigo
Fábio, Adriana, Julia, Nick e a mãe de Adriana
Karlson e Josy
Magno e Aretusa
Renata, Renato, Robson (irmão de Renato), Everton (pai de Renata)
Julio e Mariana
Francisco e Manu - saíram tão cedo que eu nem vi :(

Abraços, RENATO

5 comentários:

Josy Oliveira disse...

Apê do Karlson não! Apê da Josy e do Karlson :))

Beijos,
Josy

Sara e Vitor disse...

Oi Mildred! Tudo bem?

É verdade, é impossível não se enturmar com brasileiros, isso aconteceu comigo também. Mas, não podemos negar que aprendemos bem mais a língua (inglês) com pessoas de outras nacionalidades. No começo é chato, frustrante você querer falar algo e não conseguir, mas é o melhor jeito de se aprender. Hehehe...

Um grande abraço pra você e pro Renato!

Vitor

Carolina disse...

Concordo com você Mildred: é possível ter amizades com brasileiros sem formar guetos!

abç,
Carol.

Radiá disse...

Oi Mildred, criei um blog, posso adicionar vocês, algum problema? Abraços

Eu... disse...

Olá...Ja li outras vezes o blog de vc's...mas é a primeira vez que posto...Realmente adorei o blog...Traz muitas informações, principalmente para quem quer mudar para Calgary...Como é o nosso caso...Eu me chamo Sacha e meu marido Michel...Agradeço todas as informações e agora criei nosso blog:http://rumoaocanad.blogspot.com/
Espero manter contato...Desejo ótimo 2009 para vc's...
Sacha