quarta-feira, 28 de maio de 2008

Seis Meses

Vou fazer um pequeno passo-a-passo de meus seis meses.

Chegada:

Nossa chegada foi muito tranquila, passamos por todos os protocolos sem problema algum e tudo foi muito rápido, incluindo a imigração e ainda recebemos o tão falado "Welcome to Canada", que nos fez ficar bobos...rs. Afinal quem não gostaria de estar ouvindo isso na entrado de seu mais novo país?

Depois de tudo, fomos fazer um lanche e esperar o nosso vôo para Calgary que sairia 4 horas depois, pois optamos por isso para podermos descansar um pouco e comer com calma, como também não sabíamos como seria na imigração, não queríamos arriscar perder o nosso avião. Foi muito legal, pois os meninos poderam brincar, comer e descansar um pouco da longa viagem que foi do Brasil para Toronto, parecia que nunca íamos chegar.

Bom, quando deu nossa hora fomos nos preparando para entrada no avião, foi legal, pois Lucas estava ancioso com a chegada aqui, fez minha diversão e do pai, afinal ouvíamos tantas coisas interessantes dele.

Chegando em Calgary, fomos recebido por Trajano (família), que foi nos dar uma mão nessa chegada tão sozinhos, foi muito bacana, ele nos ajudou, nos deu muitas dicas e ainda nos levou para casa, pois é galera, casa!!! Alugamos ainda do Brasil uma casa que até chegar lá não sabíamos como era, mas enfim...rs, no caminho fomos ao supercado comprar algumas coisas para nossa chegada, nossa como senti saudades do Brasil naquele instante, pois tudo que via era estranho e desconhecido, além de não entender nada do Inglês, estava sempre precisando de ajuda para entender as coisas.

Trajano nos deu dicas para não deixar os lábios secos e feridos e nos indicou o "Blistex", podem confiar é muito bom e não deixa a boca melecada demais...rs, só um pouqueinho, mas vale a pena, até por que qualquer coisa é melhor que ficar de lábios ressecados e sangrando. Feito tudo isso seguimos para casa e ao chegar lá, ligamos para moça que íria nos receber para pagar o aluguel e conhecer a casa, fique pasma, pois a casa era enorme e de primeiro andar em um bairro nobre da cidade, naquele momento éramos os pobres metidos a besta...rs, Trajano foi nos explicar que poderíamos tomar água da torneira pois era limpa e bem gelada, melhor do que dá geladeira e menos trabalhosa, achei aquilo muito legal, mas tem quem diga que faz mal.

Depois que Trajano foi embora, fomos abrir malas e preparar os meninos para darmos banho e comida, que delícia ver meus filhos felizes porque íriam tomar banho de banheira, foi muito engraçado e além de tudo a diversão foi descobri que levavámos choque o tempo todo na casa, eu odiava, mas eles o tempo inteiro faziam com que eles levassem choque, coisas de criança...rs

Agora vinha a parte mais cansativa de tudo, conhecer a cidade de ônibus e dar entrada na documentação, um tal de vai para lá e vem para cá, meio chatinho mais que precisa ser feito, mesmo isso foi gostoso de fazer, tudo era novidade e era mais o que queríamos mesmo, descobrir a cidade e suas belas paisagens. Afinal quem não se abestalha com tanta coisa bonita e diferente? Não que eu seja abestalhada...rs, mas acabei ficando!!!

Lá vamos nós. Para quem não sabe, no Brasil eu sempre usava meu sobrenome de solteira "DAVIM", aqui nem sei mais o que é isso, pois o que prevalece é o "Last name", ou seja o sobrenome, então agora eu sou Mrs. Barros...rs. Chique isso né?

Tudo nos pareceu muito tranquilo, bem mais fácil do que as coisas do Brasil...rs, eu pelo menos nunca vi nada fácil no Brasil, há vi sim...roubar, os políticos fazem isso com muita facilidade, bom só que não vim aqui falar disso, até por que escreveria um livro sobre este assunto...rs.

Claro que cada pose era um click, afinal temos a obrigação de registar tudo, por isso desta vez irá rolar uma fotos para deixar vocês que estão no processo com água na boca.

Depois de tudo isso, fomos montando nosso cantinho, que para quem já conhece, não tem nada de anormal, apesar de no Canadá ser tudo mais barato que no nosso país de origem, optamos por coisas simples, afinal tinhamos que ter algo para viver...rs, ficamos ganhando do governo ajuda alimentar, isso é comum a todos os imigrantes que chegam em Calgary, pois também tivemos direito a outras coisas fornecidas pelo governo por termos dois filhos pequenos.

Devagarinho as coisas foram entrando nos eixos, assim as angústiam foram desaparecendo, e o dia-a-dia foi voltando ao nosso lar. Casa-trabalho-escola-casa-filhos e por aí vai. Durante este tempo conquistamos amigos e também descobrimos que nem todos que achavámos ser nossos amigos eram, afinal, essa certeza só temos quando precisamos deles, ainda bem que mesmo sem precisar, de cara descobrimos os que não eram nossos amigos.

A vida contínua...Cada dia conhecemos novos brasileiros e o mais bacana e que agora os encontramos no shopping, no wal-mart, nos lugares que frequentamos, isso é muito gostoso, acabo me sentindo no Brasil outra vez, só que com qualidade de vida e esperança, só faltava aqui para ficar melhor, meus pais e irmãos, pessoas que amo e sinto falta, mas sei que em breve estaram aqui curtindo com a gente.

Falo sempre que posso com eles, olha que posso quase sempre...rs, isso me dá conforto, saber que estão bem e que também tem saudades de nós, sinto falta dos conselhos da minha sábia mãe que sempre esteve pronta para usar de suas habilidades para nos dizer algo importante! Acho que todo dia é dia de dizer as pessoas que gostamos e admiramos o quanto elas são importantes para nós, afinal, quantas vezes na vida estaremos com essas pessoas? Por isso que sempre digo que amigos conquistamos ou reconhecemos (para os espíritas, isso que escrevo está bem claro).

Estes seis meses tem sido de boas experiências e de grande crescimento, pois todo dia e dia de aprender algo na vida, principalmente se estamos de mente aberta para isso, mas nem por isso deixei de ser aquela Mildred que fala besteira, brinca, está sempre rindo para todos e tirando onda, afinal, perde-se o amigo, mas não perde-se a piada...rs, brincadeira!!!

Lucas e Gabi estão cada dia com o inglês mais afiadinho, Gabi já sonha em inglês e até briga...rs, é um barato, eu acho muito legal eles corrigirem a minha pronúncia, acho que vão falar o Português igual a gringo, pelo menos não vão esquecer, que para mim é muito importante e além do mais seria uma burrice de nossa parte deixar que eles perdessem, será mais um idioma entre outras que vão poder aprender aqui, na escola terão a chance de estudar o Francês e o Espanhol, de graça!!! rs, no Brasil teríamos que estar pagando, isso não saíria barato.

Eu também já passei do inglês macarrônico, tenho conseguido fazer muitas coisas sozinha, apesar de ter pessoas que me inibem muitas vezes, só que isso não acaba sendo problemático para mim, pois tenho meus momentos cara de pau, falo e quem quiser que me entenda, assim eu vou conseguindo.

Renato está muito feliz também, não só por estar aqui, mas também por ter condições de realizar alguns desejos, e eu fico aqui ajudando e torcendo sempre, ele é uma pessoa especial e merece realizar seus sonhos, está feliz com seu trabalho e conhecendo pessoas novas em sua área, para quem não sabe ele trabalha na Telus, empresa de telecom.

Eu estou na batalha de meus projetos para que num futuro próximo eu colha tudo aquilo que plantei durante este tempo.

4 comentários:

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Parabéns pelos 6 meses, pelas conquistas, pela realização dos sonhos.Isso é só o começo!
Tudo de bom pra vcs nos próximos meses!
Bjs

Anônimo disse...

Estamos em Montreal e acompanho alguns blogs, inclusive de vcs. Como tb somos nordestinos (PE), me interessei e ler os posts. PARABENS! pelos seis meses e pela iniciativa do negocio. Que Deus os abencoe e q tudo q plantarem possa germinar e crescer!
Torco por vcs!
Abracos.
Nana e Dokka
nara_luna@hotmail.com

Sara e Vitor disse...

Parabéns por essa conquista!
E que muitas venham!!!
Tudo de bom pra vocês nos próximos meses, anos, séculos...!

Beijos e abraços!!!

Sara & Vitor

Anônimo disse...

Parabéns pelas conquistas.
E nunca se esqueça, se DEus é por nós, nada será contra.

Estamos em processo de imigração e pretendemos ir pra Calgary.
Se puderes me fornecer dicas de regiões para morar, assim pesquiso pela internete apt. pra alçugar ou até mesmo comprar. Meu e-mail é lisicamargopoa@yahoo.com.br.


Em breve estaremos aí,
Abraços
Lisiane e Cleber (Porto Alegre/RS)