sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dúvidas sobre Calgary

Hoje recebi uma mensagem do Vítor, lá de Maceió, com um questionário muito interessante sobre variados tópicos relacionados à vida aqui em Calgary, formulado por ele e Sara, Anne & Samir e Carol.

Como acho que as perguntas foram muito interessantes, acho que pode ser útil compartilhar o questionário e as respostas aqui no blog.

Quem quiser fazer contribuicões, é só deixar comentários que vou atualizando o texto futuramente.



Chegando em Calgary


1. Quais as primeiras providências que deveremos tomar ao chegar em Calgary? Exemplo: Quais são os documentos que precisamos tirar no início? Onde obtê-los (endereço e telefone)? Quanto custa? Mais alguma dica?

R- Recomendo sempre que se vá diretamente a uma das agências de apoio ao imigrante (CCIS - http://www.ccis-calgary.ab.ca/ - e Immigrant Services Calgary - http://www.immigrantservicescalgary.ca/). Lá pessoas especializaddas vão dar muitas informações a vocês. Quando chegamos, fomos na Immigrant Services e fomos bem atendidos. Nossos amigos de Recife que chegaram 1 mês atrás foram no CCIS e foram mais bem atendidos ainda. Fiz um curso para me ajudar na busca por emprego no CCIS que foi muito legal (Employment Communication Workshop). Fora isso, as primeiras providências são: passar no prédio do governo federal para tirar o SIN, passar na central de atendimento do Alberta Health para tirar o cartão de saúde e abrir uma conta em banco. Nada disso é complicado.

2. Onde compramos o cartão de transporte? Poderemos obtê-lo em qualquer estação ou existe alguma específica para comprá-lo? Quanto custa?

R- Há 3 opções para pagar o transporte: 1) com moedas ao custo de 2.5 cada viagem (o valor tem que ser exato, pois não dão troco). 2) comprar um talão com 10 passagens (a 2.1 cada viagem), o que é prático e pode ser obtido em uma infinidade de lugares, como lojas de conveniência, supermercados e nos postos de venda do Calgary Transit. 3) comprar um passe mensal por 75 dólares, o que é mais prático ainda e sai mais em conta se a pessoa andar de ônibus/metrô diariamente. Os passes estão a venda no finalzinho de cada mês e no início do mês vigente, nos mesmos lugares onde comprariam o talão.

3. Existe algum órgão governamental ou não governamental que você(s) nos indicaria a procurar que ajudam imigrantes? Qual(is)? Em que eles ajudarão? Qual o endereço?

R- Resposta já dada na questão 1.

4. Vocês tiveram algum apoio do governo quando chegaram no Canadá?

R- O apoio do governo é indireto, patrocinando estas ONGs que nos dão assistência e provendo as aulas de inglês do LINC. De resto, somos elegíveis aos mesmos programas que os canadenses de baixa renda são: subsídio para day care das crianças, assistência oftalmo e dentária para as crianças, food hamper (ajuda alimentícia provida por uma ONG) etc. As agências de apoio vão dar estas informações. P.S.: nós fomos “baixa renda” pelos 5 primeiros meses, até eu conseguir meu emprego atual...

5. Como foi a adaptação de vocês, como foi lidar com o idioma. Surgiram dúvidas, bateu algum desespero? O que foi mais difícil para vocês?

R- A gente é meio camaleão, principalmente eu... Como meu inglês já estava afiado, não tive problemas e pude ser o ponto de segurança da família. Mildred passou por seus momentos “down”, mas logo os benefícios da vida aqui superaram qualquer dificuldade. Ela ainda está batalhando com o inglês, mas isto não a tem abalado. As crianças são incríveis. Na idade dos nossos, tudo é festa. Mesmo no inverno, mesmo não falando inglês nos primeiros meses de creche/escola, nunca reclamaram. Cada dia era uma novidade, o que ajudou bastante. Hoje falam inglês bem direitinho e já começam até a acompanhar as músicas no rádio!!! Ou seja, até agora, só alegria! E a muito ainda a ser conquistado.

Calgary



6. Calgary é uma cidade segura?

R- Para quem já morou no Rio, Recife e Salvador (Mildred foi assaltada em todas estas cidades), aqui é o paraíso! Temos assistido alguns incidentes entre gangues, mas nada que afete a população em geral. Aqui foram 23 assassinatos no ano passado, NENHUM à esmo. Todos relacionados a gangues ou crimes passionais. Eu dificilmente tranco meu carro (o velho, pois o novo tem a tranca no chaveirinho...). Os meninos – 5 e 6 anos – brincam livremente na rua, sem supervisão (nossa rua é sem saída, ou seja, só trafegam os carros dos moradores). Tivemos uma discussão acalorada num grupo em que participo, quando um mané quis insinuar que o Canadá não é seguro... Todo mundo que mora aqui caiu de pau.

7. Qual(is) o(s) melhor(es) lugar(es) para se viver em Calgary (bairro: segurança, preço, localização)?

R- Eu particulamente adoro minha região, que é o oeste de Calgary. Mais a oeste fica melhor ainda! Também estou aprendendo a gostar do extremo sudoeste, onde nossos amigos de Recife estão morando. Também gosto no noroeste. Fujam de certas regiões do NE e do SE, acima e abaixo da Memorial Drive. Bowness, no NW, também não é legal. Muitos casais sem filhos tem optado por morar no centro ou no beltline (região que circunda o centro). Há uma vantagem logística, mas é outro estilo de vida... Os principais pontos de venda de droga ficam ao longo da 7 e 8 avenidas, o que dá um ar mais pesado a esta região à noite. Mas ninguém irá importuná-los.

8. Quanto tempo dura o inverno e o verão de Calgary?

R- Em abril os primeiros dias agradáveis dão o ar da graça, mas ainda neva (bastante). Maio melhora e o verão “mesmo” é Junho (intercalado com MUITA chuva), Julho e Agosto. Esta semana (18/08) fez o dia mais quente da história. Mas hoje, 22/08, já está bem friozinho... De setembro a novembro, os termômetros vão só descendo. O bicho pega em dezembro, janeiro e fevereiro. Mas como costumo dizer: imigrante não tem direito a reclamar do clima!!! Comes with the package!

9. Qual o melhor lugar para se comprar roupas, alimentos, móveis e coisas para casa?

R- Vamos ao Wal-mart pelo menos 2 vezes por semana... Compramos um monte de roupa lá, vários utensílios para casa, brinquedos e estamos sempre abastecendo a dispensa também, mas não tem padaria nem carne nem hortifruti. Tem um lugar chamado Value Village que vende roupas usadas.

Outro lugar bom para comprar comida é o Superstore, que é mais supermercado e menos loja de departamento (o Wal-mart é o contrário). Pequenas compras são feitas no Coop ou no Safeway, que são supermercados de bairro.

Móveis têm dois endereços: The Brick (cama de casal, sofá, mesa de jantar, cama de casal nova, TV grande, TV pequena) e Ikea (poltronas da sala, camas dos meninos, mesa de centro, cômodas para os meninos).

Utensílios para casa podem ser encontrados no Wal-mart, na Ikea e nas lojas de 1 dólar (especialmente a Dollarama).

10. Calgary é uma cidade fácil de se locomover?

R- Para a maioria dos lugares, sim. Venho de ônibus trabalhar no centro todo dia. Por onde o C-Train passa, a facilidade aumenta (sempre passando pelo centro, com pernas para o Noroeste (pela Crowchild Trail), Nordeste (pela 32 Street, se não me engano) e Sudoeste da cidade (ao longo da McLeod Trail). Estão prontos para começar a perna oeste agora (ao longo da 17 avenida) e a perna sudeste está em votação no conselho municipal. O site do Calgary Transit é muito bacana, especialmente o link “Trip Planner”, além dos detalhamentos das rotas (“Schedules”). Não vão passar aperto não.

11. Tem locais bacanas pra passear na cidade com as crianças (do tipo museu, parque, teatro)?

R- Adoramos os parques, e são MUITOS, para todos os gostos. Não somos muito de teatro, mas tem vários na cidade. Nesta temporara de verão e outono, a quantidade de shows de bandas famosas é íncrível. Alguns que eu lembro: Cherryl Crow, Santana, Mark Knopler (do Dire Straits), Lenny Kravitz, Elton John, Oasis, Ozzy Osbourne... É basicamente um show bom por semana por 4 meses. Os museus também são muito legais. Dá uma olhada no Calgary Attractions.

12. Você acha o sistema de saúde ruim daí? Por quê?

R- Não acho ruim não. A nossa saúde PRIVADA é melhor, pela pujança que nos proporciona e pela pouca espera para se fazer consultas e procedimentos. O único problema que vejo aqui é o tempo que se leva para marcar qualquer consulta (3 meses, em média). Ainda não precisamos de nada mais urgente, mas as emergências parecem bem equipadas e os médicos bem preparados. Estamos de consulta marcada com uma médica de família, que fará as vezes do nosso clínico, do pediatra e do ginecologista. Mas, quando precisamos ser atendidos na hora, vamos numa walk-in clinic aqui perto e temos pronto atendimento clínico, inclusive sendo encaminhado a clínicas especializadas quando necessário.

13.Vocês já encontraram algum médico da família?

R- Ops, esta também já foi respondida... Procuramos em abril, marcamos uma “entrevista” para julho e, nesta, consultas clínicas para outubro.

14. Vocês fazem o próprio imposto de renda?

R- Bem parecido como no Brasil. A diferença, além de alíquotas e deduções, é que a gente tem que compar o programinha. Como minha renda ano passado foi só 2 semanas, fiz no papel mesmo, sem dificuldade. Este ano, como estou trabalhando como prestador de serviço, vou pagar para um contador fazer.

15.Em relação ao banco, tem algum que seja melhor para imigrantes?

R- Não sei dizer. Tenho conta no PC Financial, que é uma marca do Superstore operado pelo CIBC, pois é de baixo custo (quase zero) e dá um bom rendimento na poupança (3,025% ao ano). Tenho também uma conta no Scotiabank, que me fez um cartão de crédito segurado (1000 dólares de limite mediante 1000 dólares de depósito). Não ouço o pessoal reclamar de banco. Os principais são o RBC, CIBC, Scotiabank, Bank of Montreal e o TD Canada Trust. O HSBC também está por aqui.

16.Como funciona a coleta de lixo em Calgary? É coleta seletiva? Há algum custo para tê-la?

R- Não tem coleta seletiva nem reciclam plástico, o que considero defeitos. Coloco nosso lixo doméstico na porta de casa para coleta toda sexta. Levo os recicláveis para os depósitos (estes são seletivos), onde coloco latas, caixas de leite, jornais & revistas, papelão e vidros. Os vasilhames reembolsáveis (pet, latinhas de alumínio e alguns vidros) são levados para cooperativas que te pagam por estes itens. Tiro de 8 a 15 dólares por visita.

A prefeitura está começando a distribuir um latão gigante para a gente colocar os recicláveis e tê-los coletados, não tendo que levar nos depósitos. Mas só começa a operar no ano que vem.

17. Já ouvimos rumores de que há enchentes em Calgary, é verdade?

R- Já aconteceu. O nível dos rios Bow e Elbow pode subir bastante no início do verão, com as chuvas e o degelo das montanhas, mas creio que as áreas afetas são só as ribeirinhas (leia-se as casas dos bacanas). Não sei bem. As cidades banhadas pelo Bow ao sul de Calgary (o Elbow encontra o Bow no centro de Calgary) são mais afetadas e tiveram problemas este ano.



Custo de vida

18. Qual o custo médio de vida em Calgary (para um casal sem filhos)?

· Aluguel: de 1000 (quarto e sala ou condo pequeno) a 1800 (casa bacana). Págavamos 1200 + energia num 2 quartos descente e pagamos agora 1400 + energia + gás + água por uma casa bem legalzinha.
· Feira: 500 (casal) a 800 (nós, com 4).
· Transporte: 75 por pessoa se pegar o passe ou 2.1 por viagem se pegar o talão.
· Roupa: varia MUITO. Um bom casaco custa de 70 a 100, assim como uma boa boa bota de neve. O resto é acessório! Uma calça jeans vaira de 15 a 40 (ou 400, mas aí é outra história...)
· Lazer: Nada custa menos de 10 dólares para entrar. Raramente custa mais de 20. Teatro e shows devem ficar entre 30 e 90 dólares por pessoa.
· Escola de línguas: LINC é gratuito. ESL é pago, tem que pesquisar
· Escola para os filhos: gratuita, exceto por algumas taxas que podem variar de 80 a 300 dólares por ano.
· Plano de saúde: o Alberta Healtah custa 88 por mês por família (mas paga-se trimestralmente). Será gratuito a partir do ano que vem, já que tá sobrando dinheiro no caixa da província.
· Carteira de motorista: 17 para o teste teórico (te dão a catetegoria 7), 60 para traduzir, 100 para o teste prático da categoria 5 e 22.5 para atualizar da 7 para a 5 (é emitida outra carteira). 22.5 para cada mudança de endereço ou outra autalização que requeira nova emissão
· Outros que queria adicionar: 19.7 para entrar no Parque Nacional de Banff...

19. Em relação escola, como providenciar a matrícula das crianças e como funciona o transporte escolar?

R- O primeiro passo é escolher entre o sistema público e o separate, mantido pela arquidiocese católica. Ambos são gratuitos. Dá uma ligada para o departamento de educação para marcar uma entrevista, onde vão ser fornecidos dados das crianças, alguns documentos e marcada uma avaliação para ver o nível de inglês e fazer outras análises pedagógicas.

A escola é designada conforme o endereço. Para colocar em outra escola (nosso caso, pois queríamos uma com jardim de infância em tempo integral para Lucas, o mais novo), tem que procurar a escola e entrar em lista de espera.

O transporte escolar é fornecido se o aluno morar a mais de 1,2km da escola e tem uma taxa anual. Se o aluno estudar em outra escola que não a que foi designado, não pode contar com transporte escolar.

20. Qual melhor época de alugar apartamento? E o que é preciso para alugar?

R- Eu aluguei no inverno e no verão e não tive dificuldades. O pessoal de Recife que chegou a pouco também achou rápido. Tem gente – especialmente imobiliárias – que vão exigir do imigrante o primeiro mês + 3 meses adiantados + 1 mês de caução, o que eu acho um absurdo. O normal é pedirem o primeiro mês + 1 mês de caução (aqui se paga o aluguel antes do mês vigente, diferente do Brasil). Os contratos que eu assinei foram super simples e não se falou de fiador. Se trabalhar, é bom mostar o contra-cheque.

21. Serviços de estética e beleza são comuns por aí? Qual média de preço dos serviços?

R- São comuns e são bem caros, mas os preços variam. Um corte de cabelo pode variar de 25 a 60 dólares. Optamos por comprar uma máquina para Mildred cortar o cabelo de Lucas e meu (ter cabelo ruim às vezes é bom!!!). Ela e Gabi costumam ir no salão, mas numa freqûência infinitamente menor que no Brasil. Manicure foi pro saco. Ela comprou os apetrechos e faz em casa. Às vezes você pode encontrar uma amiga brasileira que quebre o galho...

22. Todo mundo fala que não devemos encher a mala com nossas roupas de inverno, porque elas estão preparadas para outro “tipo” de frio. Podemos esperar muita liquidação nas lojas canadenses?

R- Realmente não vale a pena comprar nada aí. Mas, se já tiver, recomendo trazer. Usamos todas as que trouxemos.

Roupas de inverno em liquidação, só na primavera... Mas dá pra montar o guarda-roupa para o primeiro inverno sem gastar tanto. Nós fizemos isso. A partir do segundo inverno, a gente compra mais uma coisinha ou outra e começa a ter mais variedade. Eu passei o primeiro inverno todinho com o mesmo casaco...

Mas tem sempre a Value Village para quebrar um galho.

23.E em relação a celular, os planos são caros?

R- Pago cerca de 90 por mês num plano família com 2 aparelhos que falam de graça entre si, já com os serviços de BINA, torpedo e mensagem de voz incluídos (são cobrados por fora). Dá pra pagar menos por planos mais simples ou mais, se quiser mais coisas. Um dos aparelhos saiu de graça e ou outro, melhorzinho, saiu por 50. Não acho caro não.

24.Você sabe dizer o mínimo que a pessoa deve ganhar para conseguir se manter (sem luxo)?

R- É uma opinião bem pessoal, pois o entendimento de luxo é bem subjetivo, tanto quanto o grau de sacrifício que cada um se dispõe a fazer... Para um casal, 3000 líquido. Um filho, 3500. Dois filhos, 4000. Para estas faixas de renda, considerem um desconto em folha de cerca de 30%.

25. Como tirar a carteira de motorista? Qual o custo?

R- Custos (copiado da 19): 17 para o teste teórico (te dão a catetegoria 7), 60 para traduzir, 100 para o teste prático da categoria 5 e 22.5 para atualizar da 7 para a 5 (é emitida outra carteira). 22.5 para cada mudança de endereço ou outra autalização que requeira nova emissão.

Dá uma olhada neste site. Fala tudo e mais um pouco. Vai-se num registry, o equivalente do nosso cartório, e pega um livrinho para estudar (também tem na internet, em PDF). Faz a prova (tem que acertar 25 das 30 questões e um monte de gente toma ferro) e, se passar, entrega a tradução da sua carteira no Brasil e a original também (tem que renunciá-la). Depois que o departamento de trânsito avalia sua experiência no Brasil, lhe autoriza a fazer o teste de direção. Também falei um pouco sobre isto no nosso blog.

26.Carros são baratos? Quanto custa?

R- Eu ainda fico de boca aberta com os preços dos carros, de tão barato. Nosso primeiro carro foi uma Dodge Caravan 94, que compramos de um mecânico miuto bem referenciado por 1.300 dólares. Dá pra comprar coisa melhor de 2.000 a 5.000 ou um carrinho legalzinho de 5000 a 10.000. Os carros novos começam em 11.340 (Hiunday Accent, o mais barato do mercado). Um Honda Fit bem equipadinho fica 20.000. Um Civic ou um Corolla, uns 22.000.

Emprego



27. Existe uma grande oferta de emprego? Quais os tipos de emprego mais comuns?

R- Vejo muita vaga na parte de TI e em todas as especialidades ligadas à indústria petrolífera. Se a pessoa já traz bagatem nestas áreas, o dilema da experiência canadense é grandemente diminuído. Para profissionais de áreas regulamentadas (saúde, engenharia, arquitetura, direito, entre outras), a coisa é mais complicada, pois estes têm que ser reconhecidos para exercerem suas profissões plenamente. A área de saúde é a mais complicada de todas, mas a engenharia não fica muito atrás (sou engenheiro, mas como atuo como gerente de projetos, minha certificação PMP conta mais que o título P.Eng, que ainda não estou buscando).

Trabalhos em profissões menos qualificadas (atendentes, vendedores, construção, almoxarifado) são amplamente disponíveis, mas pagam somente de 10 a 15 dólares por hora (deixo a matemática para vocês). A regra é: trabalhou, recebeu; não trabalhou, não recebeu.

Entreguei pizza por um tempo e foi legal (não atrapalha a busca por emprego). Trabalhei num frigorífico e me arrependo até hoje (atrapalhou a busca por emprego e ainda fiquei doente...).

28. Qual é a média do salário em Calgary? Isso é bom ou ruim?

R- Calgary tem provavelmente a média salarial mais alta do Canadá. Qualquer profissão mais bem qualificada vai render mais de 50.000 ao ano (bruto). Na medida que a especialização e a experiência vão aumentando, pode-se almejar salários de 75.000 a 120.000 ao ano. A turma já bem estabelecida profissionalmente e em cargos de responsabilidade (gerência ou supervisão ou especialistas técnicos sêniors) pode ganhar mais de 150.000 anuais tranquilamente.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Não é só de frio que se faz o Canadá...

Ontem, 18 de agosto, tivemos o dia mais quente em Calgary desde 1919: 33.7C, por volta das 4 horas da tarde (conforme matéria do Calgary Herald hoje). Algumas observações a respeito deste fato:

1) Já cheguei a sair de casa para trabalhar no Rio de Janeiro (8 da manhã) a 38C.

2) A quantidade de dias de calor em Calgary (30 ou mais) é mais ou menos a mesma de dias de extremo frio (-30 ou menos): pouco mais que meia dúzia no ano.

3) Devido à umidade baixa, o frio não parece ser tão frio e o calor não é tão sufocante.

4) Troco 35 por -35 e não quero troco.

5) Mildred já está com saudade do inverno...

6) A partir das próximas semanas, é só ladeira abaixo: as temperaturas máximas, mínimas e médias vão caindo basicamente 10 graus por mês até janeiro.

Bem, já que como imigrante a gente perde o direito de reclamar do clima ("comes with the package" ou "you chose it"), este post é só informativo...

-------------------------------------------

Sábado passado fomos conhecer um outro parque da cidade, o Prairie Winds. Fica do lado diametralmente oposto da cidade (moramos no SW e o parque é no NE, pra lá do aeroporto), mas é um parque muito legal. A principal atração é a piscina pública e o spray park. A profundidade da piscina não chega no joelho e a molecada ficou solta. Some-se a isto um grupo divertido de pessoas e tivemos mais um agradável dia de verão! Vamos ter que voltar lá no inverno para descer um morro que tem lá, quando estiver coberto de neve!

Algumas fotos:


-------------------------------------------

O parque fica do lado da mesquita Baitunnur, a maior da América do Norte, inaugurada mês passado. É um prédio suntuoso e marca a presença islâmica em Calgary, que é muito forte.

-------------------------------------------

Que venha o outono!!!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cozido e Aniversário de Lucas

Caraca, pela primeira vez fiz em minha casa um Cozido com Pirão, uma lazanha e um frango ao curri, para alguns amigos que vinham almoçar conosco, tirando o furo que dei de convidar uns amigos pq achava que havia convidado e esquecido de confirmar com outros que havia prometido confirmar...que horror!!! Pelo menos a comida deu certo...rs. Passei a noite da sexta na cozinha, afinal estava louca para fazer a receita da mamãe...rs, depois de ter cortado os legumes, depois de ter cozinhado algumas coisas, percebi que não tinha panela para fazer o cozido, afinal estava fazendo comida para meus amigos, e essa comida não podia ser pouca, pois nas nossas contas estariam para o almoço apenas 21 pessoas, detalhe tinham só 13 para o batalhão de comida que fiz...kkkkkkkkkkkk, tinha que ser eu mesma!!!

Bom, voltando ao estar cozinhando, como faltava panela grande para fazer o cozido, pedi a meu santo marido a exatamente 11:30 da noite ir no Wal-Mart comprar uma panela de pressão ou uma grande, que eu podesse fazer tudo sem problemas...coitadinho, o tempo havia fechado para chuva e não parava de trovejar, mas ele foi, depois de acho que meia hora, ele me volta com uma panela enorme, Tramontina!!! Fiquei tão feliz, parecia que nunca tinha visto uma panela na vida. rs.

Depois de tanto cortar coisas, fui terminar de cozinhar a carne, claro que na panela nova...rs, eu não sou besta, Bom coloquei a carne e depois de estar molinha, coloquei tudo o restante das coisas, que para minha felicidade, parecia interessante, foi quando resolvi experimentar e para minha surpresa, estava MARAVILHOSO!!!

No dia seguinte, sábado, começaram a chegar as minha cobaias...rs, a primeira coisa a desaparecer foi a lazanha e os elogios me deixaram boba. Afinal, eu nunca - nunca mesmo - havia feito nada disso em minha vida, melhor dizendo, sempre tivemos empregada!!! Depois a galera começou a repetir e elogiar minha comida, fiquei toda vaidosa, afinal nada como ter algo que fizemos com carinho ser eleogiado, tudo bem que a galera estava com fome...rs, mas eu acho que o elogio era verdadeiro.

Poxa! foi muito legal, pena que eu dei esse furo, pois se isso não tivesse acontecido, teríamos recebido todos os amigos aqui, olha que o grupo aumenta a cada dia, a prova disso foi hoje o aniver de Lucas, meu Gatinho está fazendo 5 aninhos dia 12, mas como cai numa terça - feira, esolvemos fazer a festa hoje.


No sábado à noite, fui novamente para cozinha com Renato para fazer as coisas do aniversário de Lucas, arrumar as bandeirinhas, a mesa, e fazer as comidas... Ai, ai, ainda bem que festa de aniver agora apenas em Outubro, dia 25, pois será o aniver do meu gato maior (Renato), mas ainda tenho tempo para pensar no que fazer.

Fiz algumas coisas legais, uma delas foi uma salada de frutas de Yogurte com Creme de leite e leite condensado. Hummmmmmmmm, ficou uma delícia e todos comeram bastante, acho que foi a única coisa que não sobrou, fiquei feliz mais uma vez, afinal isso foi para compensar a noite que passamos na cozinha. Fora que, depois, fomos arrumar o basement que estava uma zorra de brinquedos jogados em tudo que era lugar, depois fomos arrumar o restante da casa, assim poderíamos acordar hoje mais tarde.

Pela manhã ligamos para nossos papais no Brasil para desejar feliz dia dos pais (ainda bem que não esquecemos, pois o dia dos pais aqui no Canada já se passou faz tempo...). Fiquei feliz também por falar com meu irmão mais velho que foi pai a pouco tempo, mas faltou falar com meu irmão mais novo. Mas ele sabe que eu sempre desejarei coisas boas mesmo sem ser dia dos pais e que meu coração será sempre da minha grande e linda família.

Outra vez bateu uma saudadezinha, mas o fato de poder ver e poder ouvir, para mim é tudo, mesmo tento a distância que tem, mas como o papo foi apenas brincadeiras e diversão, eu acabei ficando com meu coração tranquilo...

Quase todos os nossos convidados vieram, fiquei muito feliz e até esqueci um pouco a saudade, apesar de ter lembrado ao aniver que meus pais promoveram aos meus filhos no ano passado em sua casa, fiquei pensando como seria legal tê-los aqui, mas agora só ano que vem...

Minha casa nunca ficou tão cheia de amigos, pois tinham umas 35 pessoas (de pouco mais de 40 que chamamos), olha que delícia! Casa cheia, muitas pessoas felizes e sorrindo, brincadeiras com a criançada... Até um dos vizinhos acabou ficando na varanda dele rindo e se divertindo com a galera daqui, pois achou todo mundo muito feliz!!!

Uma amiga Canadense que não via desde que nos mudamos e é mãe de um amiguinho de Lucas, acabou vindo e saindo encantada com tanta alegria. Disse ter sido a melhor festa de criança que ela já foi na vida! Estava feliz de ter participado e disse que aquilo tudo sim era felicidade de verdade. Ela disse a mais pura verdade!

Foi tudo simples mas cuidadosamente feito com carinho para meu filhote, ele disse que amou!!!
Ganhou tantos presentes que já nem sei onde colocar, pois falta espaço.




Resumo desses dias: não é preciso ir atrás de ninguém para fazer amizade, pois os amigos aparecem com naturalidade e é isso que está acontecendo em nossa vida!!!

Eu só tenho a agradecer a Deus por estes momentos, pois são eles que permitem que a gente amenize toda e qualquer saudade de nossa casa (Brasil).


BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Hoje

Caramba, hoje resolvi sentar aqui para expressar um pouco do que estou sentindo desde a hora que acordei, para variar saudade, saudade dos que eu amo, daqueles de deixei no Brasil, dos que sempre me apoiaram, dos que sorriram comigo e dos que choraram...

Queria entender pq alguém que por tantos anos morou tão longe da família sente tanta falta, apenas um pouco mais longe, mas para que tentar entender algo tão complicado, acho que saudade deixa a gente meio "maluco", faz com que passemos a lembrar de tantos momentos gostosos que passamos com essas pessoas.

Cada lembrança é uma lágrima e cada lágrima uma pergunta e cada pergunta é uma simples resposta...Eu escolhi assim!

Temos vivido momentos tão felizes e de muito mais união familiar, afinal agora temos tempo uns para os outros, podemos fazer coisas que não podíamos no Brasil, pois tínhamos que trabalhar, sabe Deus até que horas...Me lembro que tinha que dar aula nas Faculdades até tarde, quando viajava para ministrar meus cursos, chegava a passar meses sem ver meus filhos. Quantos amigos me viram chorar de saudades, quantos me consolaram...enfim, amigos!!!

Como diz a música "Canção da América":
Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de 7 chaves,
Dentro do coração,
assim falava a canção que na América ouvi,
mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
mas quem ficou,
no pensamento voou,
com seu canto que o outro lembrou
E quem voou no pensamento ficou,
com a lembrança que o outro cantou.
Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância,
digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
Pois, seja o que vier,venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.
Pois eu acredito muito nisso, tenho a certeza que eu voltarei a encontrar todos, todos aqueles que tiveram a certeza de nossa amizade.

Amigo
Vivia no mundo sem rumo, seguindo meu triste destino de alguém que queria amigos,
sem ter ninguém, então vc chegou e disse:
Viva, e eu vivi na esperança de te achar a flor da amizade,
então vc chegou e disse:
Sorria, e eu sorri para vc com todo o meu corpo e meu ser,
Então vc chegou e disse:
Esqueça, assim meu olhos se encheram de lágrimas, assim como a chuva que cai na terra,
triste vivi sorrindo, te achei um sonho de amigo, te amar te amei, mas esquecer jamais esquecerei,
pois a distância sempre trás saudades, mas nunca esquecimento!

Acho que o blog tem muitas coisas boas, assim podemos quando tristes, saudosos, alegres e qualquer outro estado, vir aqui escrever, escrever e ter a certeza que as pessoas que irão ler, vão te entender e muitos deixar suas mensagens de carinho.

Pq em meio tantas alegrias, vir esses momentos de saudades, tristezas por estar longe? Ainda bem que existe a tecnólogia a nosso favor, assim vamos matando uma pouco dessa vontade de estar perto e poder ser participativo.

Mesmo passando por estes momentos, ainda sim, estou feliz por estar aqui, vivendo dignamente e podendo proporcionar aos meus filhos uma felicidade sem igual. Espero em breve estar curtindo minha família e meus amigos que hoje estão sendo 100% lembrados por mim.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Um dia perfeito

Postado por RENATO (adendo, já que todos os comentários foram endereçados para Mildred...)

Segunda-feira, 4 de agosto, foi feriado aqui no Canadá (Civic Holiday). Aproveitamos para dormir até mais tarde e, à tarde, fomos para o Prince's Island park, curtir o movimento, encontrar amigos e fazer um pic-nic. Estava havendo algumas apresentações no palco principal, mas nada grandes coisas. Demos também uma paradinha na barraca da Associação de Brasileiros de Alberta e batemos um papo com a presidente, Elísia.

Mas o melhor mesmo foi estar reunido um monte de gente boa, jogar conversa fora, dar muita risada e se divertir bastante. Apesar de não ter sido nada muito planejado, a certa altura devia ter mais de 25 brasileiros no grupo! Foi um dia sensacional. Ficamos no parque do meio dia até depois das 6, passamos no apê do Karlson e da Josy para conhecer e depois fomos tomar sorvete no My Favorite Ice Cream Shoppe, o melhor da cidade, disparado.

Muita gente diz que, para se fundir com a cultura canadense, a gente deve grudar nos nativos e esquecer os brasileiros. Mas com um grupo de amigos como o que temos feito por aqui, sou obrigado a discordar totalmente desta orientação. Temos descoberto pessoas fantásticas nesta nossa nova etapa de vida - igualzinho como aconteceu todas as vezes que mudamos de cidade no Brasil (a saber: de Natal para o Rio, daí para Recife e depois para Salvador). A gente encontra pessoas com quem a gente combina mais, outras com quem combinamos menos, mas temos que estar sempre abertos a novos contatos - seja com brasileiros, canadenses ou gente e qualquer outra nacionalidade - pois são destes contatos que nascem as amizades reais, aquelas que mudam a vida da gente. E em poucos meses aqui, já estamos colhendo novos amigos verdadeiros, do mesmo jeito que aconteceu nas nossas paradas anteriores.

Eu acho natural que isto ocorra primeiramente com brasileiros, por causa dos hábitos comuns e da língua. E isto ocorre de maneira bastante saudável, com ajuda mútua e sem formar um bloco social fechado. Os contatos com os canadenses têm começado a aparecer e certamente vão amadurecer com o tempo, como já acontece com a turma que está há um pouco mais tempo por aqui.



Resumo de quem esteve por lá:

Renato, Mildred, Gabi e Lucas
Pedro, Isabel, Luisa e Lucas
Vitor, Luisa, Nicole e Rodrigo
Fábio, Adriana, Julia, Nick e a mãe de Adriana
Karlson e Josy
Magno e Aretusa
Renata, Renato, Robson (irmão de Renato), Everton (pai de Renata)
Julio e Mariana
Francisco e Manu - saíram tão cedo que eu nem vi :(

Abraços, RENATO