quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Experiências recentes - Parte 4 (fim): a volta

Como o Greyhound já havia se mostrado impraticável na ida e os vôos em cima da hora estavam muito caros, optamos por alugar um carro e pagar a taxa para devolução em outra cidade. Optamos por um Corolla (apesar de ser carro de bacana no Brasil, aqui é o segundo mais barato da locadora...).
Acordamos por volta das 8 da manhã da quinta, tomamos café no hotel e pegamos um taxi até a locadora, no centro. Demos uma volta até o Stanley Park e zarpamos por volta das 11. Tudo isso debaixo de chuva, fazendo as honras da cidade (Vanchouver, ou Raincouver). Muito trânsito nos primeiros 50km e fizemos nossa primeira parada em Hope, onde paramos para almoçar. A Trans Canada (Highway 1) em BC é uma estrada tranquila e muito bonita. No verão deve ser especialmente interessante passear por ali e teremos que voltar em breve!

O tempo melhorou e ficou estável até Kamloops, onde fizemos um lanche no Tim Hortons e aproveitamos para comprar os ingressos para o show do U2 no ano que vem, em Edmonton (obrigado Daniel pelo aviso!!!). O prazo estava se esgotando para a pré-venda...

Depois de Kamloops começa a subir a montanha e aí a coisa começou a mudar de figura. Baixou uma neblina e encontramos a neve antes de chegar a Revelstoke, já a noite. Mais um lanche no Timmy's, tanque cheio (achei que o Corolla fosse mais longe num tanque...) e tiramos um cochilo de meia hora no carro mesmo.

Daí para a frente, a porca torceu o rabo, a neve engrossou e não dava para ver 100m à frente... Luz alta é inútil nesta situação, pois reflete na neve que cai e não se vê absolutamente nada. É controlar a velocidade e ter calma. A gente deve ter cruzado uns 20 'snow plows' (os caminhões que vêm e vão retirando a neve da estrada). Eles vão a 60km/h e normalmente forma-se uma fila de caminhões e carros atrás.

A maioria dos companheiros de viagem é de caminhões, o que não ajuda. A gente fica ali atrás querendo ultrapassar, mas é difícil. Quando aparecem as faixas de ultrapassagem nas subidas, só uma faixa está totalmente limpa. Se for a faixa da esquerda, esquece, pois os caminhões não vão abrir. Se a faixa da direita estiver livre, sobra a faixa da esquerda para ultrapassar, mas cheia de neve! Enfiei o Corolla pelo menos 4 vezes neste enrosco, mas o danado se saiu supreendentemente bem. Na primeira delas o cálculo não foi muito bem feito e a faixa acabou antes do que eu pensava e a adrenalin subiu um pouco, mas tudo foi contornado.

O GPS gigante da Hertz teve um papel muito importante nesta história. Abri o zoom para visualizar alguns quilômetros à frente para puder antecipar as curvas. Não fosse ele, teria que andar a 40 ou 60 por hora o tempo inteiro para poder me preparar para as curvas, pontos chaves nestas condições.

Passamos por dois carros no 'ditch'. Já me disseram mais de uma vez aqui que quase sempre quem sai da pista é caminhonete, pois os picapeiros tendem a achar que o tamanho do carro revoga as leis da física... De fato, os dois acidentados eram picapes.

Foi nestas condições que passamos pelo Rogers Pass, um dos pontos críticos de acidentes neste pedaço da Trans Canada, e por Golden, onde paramos para mais um breve descanço. Seguimos em frente e o tempo só foi melhorar quando já estávamos na altura de Lake Louise. Andamos mais um pouco e paramos em Banff para descançar. Foi quase uma hora de sono dentro do carro... De lá para casa, foi bem tranquilo. Ainda tivemos que passar na rodoviária da Greyhound para pegar nosso carro, abastecemos o carro alugado e deixamos na loja da Hertz às 4:03 da matina, antes de ir para casa.

Algumas lições:

1. Dirigir numa tempestade de neve não é para qualquer um. Exige cuidado e sangue frio. Na falta de um ou de outro, melhor ficar em casa.
2. Uma viagem destas no inverno, só com pneu de inverno.
3. Bem melhor ter um carro grande para enfrentar o inverno canadense.

Um comentário:

Fábia disse...

Isso não foi uma viagem, foi uma penitência kkkkkk Tirando o show claro!!!!!