sexta-feira, 24 de junho de 2011

Resuminho

Oi pessoal,

Escolas:

Existem dois sistemas públicos (gratuitos), o público em si (mantido pelo Calgary Board of Education) e o católico (mantido pela diocese). Ambos são bons sistemas, mas a qualidade das escolas varia em certa monta, mesmo dentre cada sistema. Nós optamos por colocar nossos filhos no sistema católico, até pela conveniência de ter uma escola pertinho de casa. A escola é designada de acordo com o local de moradia da família, mas há alguma flexibilidade.

Há ainda algumas opções de escolas privadas, onde o nível de ensino é um pouco melhor, mas são bastante caras.

Casas:

Para alugar, os preços vão de $1,200 a $1,400 para um apartamento de dois quartos (energia por fora), $1,300 a $1,600 para 'townhouses' (casas normalmente de 3 quartos e 120m2, conjugadas e em condomínio, energia, gás e água por fora), $1,400 a $1,800 para uma casa normal (120m2 a 180m2, energia, gás e água por fora).

Nos referimos a energia, gás e água como 'utilities' e o custo varia de $150 a $300 por mês dependendo da casa e da estação. Apartamentos incluem gás (aquecimento) e água no condomínio, pago pelo proprietário.

Recomendo os sites rentfaster.ca e homerent.ca para pesquisar um pouco mais sobre as opções de locação.

Para comprar, os preços vão de $150,000 a $200,000 para apartamentos, $250,000 a $350,000 para townhouses e $350,000 a $500,000 para casas.

Tanto para aluguel quanto para compra, há naturalmente imóveis de padrão mais alto e preços igualmente mais altos...

Clima:

Nem precisa dizer que é frio...Na primavera e a temperatura tem oscilado entre 2° e 22°. No verão vai ficar entre mínimas de 15° e máximas de 30° (raramente passa de 30, mas pode tranquilamente baixar de 15...). Em outubro começa a esfriar e no inverno é mais comum ver a temperatura entre -5 e -20, podendo chegar a extremos como -35 ou -40 (por poucos dias) ou subir para +10 em outros.

Tivemos mais neve que a média nos dois últimos invernos, mas não é demais (para padrões canadenses...). O que faz a temperatura subir repentinamente no inverno é um vento chamado 'chinook', que vem das montanhas. Mas é também por causa do chinook e das grandes variações de temperatura que ele traz que não temos grande diversidade de flora. Praticamente não temos as cores vibrantes da primavera nem do outono.

Pessoas:

As pessoas são em geral muito cordiais e prestativas no Canadá como um todo, mais ainda um pouco aqui no oeste. São em geral bem reservados, mas não são ariscos. Há uma grande diversidade cultural, com os principais grupos de imigrantes sendo árabes, indianos e asiáticos. As comunidades brasileira e portuguesa são relativamente pequenas (talvez 3 ou 4 mil portugueses e 2 mil brasileiros). É bastante raro se observar algum tipo de preconceito ou intolerância.

Temos um post mais antigo com muitas informações sobre Calgary e o Canada em geral. http://remigalu.blogspot.com/2008/08/dvidas-sobre-calgary.html
Espero que isso ajude um pouco!

Beijos,
Mildred Davim

10 comentários:

Kalyne disse...

Obrigada Mildred. Muito interessante o post, afinal iformacao nunca eh demais!

Bjooo!

Kalyne disse...

Qual a melhor regiao p se morar??

Mildred Davim & Flavia Araújo disse...

Kalyne,
Eu sou suspeita...rs, nós moramos no SW, mas o NW tbm é um lugar legal.
NE e SE, são lugares que eu não moraria, pois tem fama de ter formação de gangue.

Beijos

Mary disse...

Desculpe se eu estiver sendo inconveninente, mas em média quanto uma família composta por três pessoas necessita ganhar por mês para viver tranquilamente, sem luxo? Estamos tentando imigrar para o Canadá.
Beijos!
Mary

Mildred Davim & Flavia Araújo disse...

Oi Mary,
A renda dá família tem que ser de pelo menos 60 a 70 mil por ano...mas zero luxo.
Beijos

quebecanada disse...

Olá, estou mudando para Calgary no fim de Julho e estou precisando de algumas dicas quanto a preço de casa/apt. para alugar, qualquer dica será bastante bem vinda! emanuelpf@gmail.com

abraço

Mildred Davim & Flavia Araújo disse...

Oi Emanuel,
Para alugar, os preços vão de $1,200 a $1,400 para um apartamento de dois quartos (energia por fora), $1,300 a $1,600 para 'townhouses' (casas normalmente de 3 quartos e 120m2, conjugadas e em condomínio, energia, gás e água por fora), $1,400 a $1,800 para uma casa normal (120m2 a 180m2, energia, gás e água por fora).
Recomendo os sites rentfaster.ca e homerent.ca para pesquisar um pouco mais sobre as opções de locação e preço.

Beijos

Paola disse...

excelente post, Mil.
beijos!!

Sarinha e Wagner disse...

Oi Mildred, tenho lido muito sobre o Canada no seu blog. Eu e meu marido acabamos de chegar e estamos um pouco perdidos. Estamos tendo um pouco de dúvida quanto ao custo de vida no Canada, pensei que as coisas fossem mais barata do que no Brasil. Quando vc diz que a renda tem que ser 60 a 70 mil por ano isso é o valor líquido? Nós alugamos um apartamento no centro pra ficar mais próximo do trabalho do meu marido. Como nunca moramos num lugar que neva, preferimos não arriscar morar longe, ainda mais pq não teremos carro.

Gastos com supermercado é muito alto?

Como viemos no verão não estamos precisando comprar casacos agora, mas estou começando a ficar preocupada com o inverno. Não sabemos os tipos de casacos e botas que teremos que comprar para enfrentar o inverno daqui. Vc tem alguma loja para nos indicar?


Agradeceremos muito se puder nos ajudar.
Abs,

Sara

Sarinha e Wagner disse...

Esqueci de deixar o meu e-mail.
saragouvea@ig.com.br

Obrigada
Sara